Cotidiano

Em protesto pais e mães de alunos bloqueiam BR 174

Manifestantes são moradores do PA Nova Amazônia e afirmam que o problema já dura mais de 60 dias.

Na manhã desta segunda-feira, 30 de julho, moradores da região do Projeto de Assentamento Nova Amazônia localizado na zona Rural de Boa Vista, realizaram um protesto na BR 174, pela falta de transporte escolar e pelo não pagamento dos agricultores que realizam o fornecimento da merenda escolar na região.

A manifestação pacífica  ocorreu durante toda a manhã e eles fecharam a rodovia  na altura do quilômetro 37 próximo ao balneário Murupu, também na zona Rural da Capital.  

Uma das mães de alunos que pediu para não ser identificada disse que tem dois filhos e eles estão sendo prejudicados pela falta do transporte escolar, uma vez que não conseguem frequentar as aulas. 

“Meus filhos estudam na Escola Estadual Albino Tavares e eles estão nesta situação há mais de 60 dias. Precisamos de uma providência, a Secretaria de Educação precisa dar mais atenção as pessoas que residem nesta região. Nossas estradas e vicinais estão prejudicadas neste inverno e sem as vans do transporte escolar a dificuldade aumenta e os maiores prejudicados são as crianças”, pediu a moradora.

A reportagem apurou ainda que não são apenas as crianças e adolescentes que estão prejudicadas em razão da falta de transporte escolar. Os agricultores que atuam na Agricultura Familiar e que fornecem os produtos utilizados no preparo da merenda escolar, também estão sem receber as faturas há  três meses.

Em resposta aos questionamentos a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) informou em nota que  está buscando meios para restabelecer o pagamento dos fornecedores e prestadores de serviço.