Cotidiano

Em relatório, CRM-RR confirma reclamações feitas por usuários

Visita foi feita em maio deste ano ao HGR e relatório foi encaminhado aos órgãos fiscalizadores

Em um relatório sobre uma visita realizada em maio deste ano ao Hospital Geral de Roraima, o Conselho Regional de Medicina de Roraima confirmou as reclamações feitas pelos usuários. Os setores avaliados pela Comissão de Fiscalização nos dias 24, 25, 29 e 30 de maio foram à enfermaria, administração, Pronto Atendimento Airton Rocha (Paar), Grande Trauma, Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cozinha, radiologia, blocos de internação, farmácia, laboratório e lavanderia.

Dentre as deficiências constatadas, a superlotação do Pronto Atendimento Airton Rocha é a principal. Conforme o relatório, o pronto atendimento funciona com cinco médicos em turnos de 6 horas e mais quatro médicos para o acompanhamento dos internados. A média de atendimentos por médico por turno de 6h são 80 pacientes, sendo 500 atendimentos por turno, número que dobra nos finais de semana.

Assim com o aumento da demanda, a Comissão apontou ser necessário também o aumento de profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Além disso, foi constatado que o hospital apresenta desabastecimento de medicamentos, materiais, equipamentos básicos e que o local possui móveis sucateados na maioria das salas. Conforme o CRM, o relatório final foi enviado no dia 11 de agosto aos órgãos fiscalizadores, a fim de que fossem tomadas as medidas cabíveis.

MINISTÉRIO PÚBLICO – A reportagem da Folha entrou em contato com a Promotoria de Saúde do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) para que também comentasse as falhas apontadas pela população, assim como, confirmar se recebeu o relatório encaminhado pelo CRM, mas não obteve resposta. (A.G.G)