Cotidiano

Emissão de carteiras de identidade está sendo feita na Casa do Cidadão

Quem necessita dos atendimentos do Instituto de Identificação Odílio Cruz (IIOC), localizado no bairro Liberdade, na zona Oeste da capital, tem sentido dificuldades por conta de obras que estão sendo realizadas no prédio aonde são realizados os serviços do órgão. Por conta das modificações no espaço, parte dos serviços do Instituto, o que inclui a confecção de novas cédulas de identidade, foi transferida para o prédio da Casa do Cidadão, no bairro Senador Hélio Campos.

Essa mudança pegou de surpresa muitos usuários. Esse é o caso de Claudiane Martins, de 33 anos. A gerente de recursos humanos contou que desde a última sexta-feira, 2, está tentando tirar da segunda via da identidade e que se sentiu prejudicada devido ao desencontro de informações do local exato para solicitar o serviço.

“Na sexta-feira, não consegui dar entrada no pedido por conta do fim das senhas para o atendimento. Retornei na segunda-feira e fui informada de que os serviços haviam sido transferidos para a Casa do Cidadão. Chegando lá, a atendente me disse que a segunda via só poderia ser feita no IIOC. No final, ninguém sabe ao certo onde fazer o que”, relatou.

Ainda segundo Claudiane, a falta de informações prejudica muitas pessoas, principalmente aquelas que residem no interior do Estado. “Tem gente que vem do interior com o dinheiro contado apenas para buscar a identidade, chega aqui e é informado dessa transferência. Ai é mais gasto de dinheiro”, afirmou.

A reportagem da Folha foi até o Instituto de Identificação e foi informada de que todos os serviços de confecção de identidades foram transferidos para a Casa do Cidadão. Após a impressão das cédulas, o material é transportado para o setor de entrega de documentação do Instituto. “De fato o prédio está passando por algumas melhorias, mas todas as solicitações, seja segunda via ou expedição do primeiro RG, podem ser feitas no prédio da Casa do Cidadão, sem nenhum problema”, explicou um atendente.  

OUTRO LADO – Por meio de nota, o Governo do Estado explicou que devido à manutenção corretiva da rede de esgoto, que tornou ambiente insalubre, correção da parte elétrica e instalação de novos equipamentos para melhorar o atendimento, os serviços do IIOC estão excepcionalmente sendo realizados na Casa do Cidadão, localizada na Rua Izidio Galdino, 2469, bairro Senador Hélio Campos.

Além destes serviços, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), pasta que é responsável pelo Instituto de Identificação, está realizando uma atualização no Banco de Dados para implantar novas ferramentas na Perícia Papiloscópica.

A expectativa, segundo o Governo do Estado, é que os atendimentos voltem a se normalizar no prazo de duas semanas. “Na Casa do Cidadão foram instalados equipamentos para não interromper o atendimento de primeira e segunda vias da carteira de identidade. Já os atendimentos de antecedentes criminais continuam sendo emitidos no Instituto de Identificação Odílio Cruz”, finalizou. (M.L)