Cotidiano

Empreendedores agora podem abrir empresas pela internet

Procedimento que antes levava 30 dias para ser finalizado, agora pode ser feito em apenas duas horas e de qualquer lugar

Abrir uma empresa em Roraima agora é uma tarefa simples e rápida. Se o interessado estiver com todas as informações à mão, pode fazer o procedimento de casa ou de qualquer lugar que tenha um computador com acesso à internet, em apenas duas horas, pelo endereço www.jucerr.rr.gov.br, no link serviços. Antes, a espera chegava a 30 dias.

Isso é possível graças à modernização da Junta Comercial do Estado de Roraima, que após 42 anos de criação, entrou de vez na era digital e aboliu o processo em papel desde fevereiro deste ano.

A atualização de dados cadastrais ou a baixa de empresas também passou a ser feita pela internet, sem o uso de papel, uma facilidade para empresários e contadores que agora podem se concentrar mais nos negócios e na geração de emprego e renda.

A Junta Comercial tem como principal objetivo a integração das entidades no Estado intervenientes no processo de registro empresarial. É um memorial da história econômica do Estado, com o intuito de efetuar o registro público das empresas mercantis e atividades afins, garantindo a sua segurança e validade, pois qualquer alteração de contrato ou estatuto da empresas deve ser validada por esse órgão.

De acordo com a governadora Suely Campos, a modernização da Junta Comercial começou em 2015, em parceria com o Sebrae. “O Serviço de Registro Digital foi finalizado agora em 2018, tornando nossa instituição a primeira Junta Comercial da região Norte a prestar seus serviços totalmente digital”, informou.

Além disso, hoje a Junta Comercial está em primeiro lugar entre os Estados que utilizam a solução pública com 95% de integração e, está entre os sete primeiros Estados do país em modernização e solução digital para seus procedimentos, conforme explicou a presidente da entidade, Stela Pinheiro.

NOS MUNICÍPIOS – Outro avanço nesses últimos três anos, é a interiorização da Junta Comercial. O processo de Integração Estadual chegou a nove municípios, a partir da assinatura de Termos de Colaboração entre cada prefeitura e o Governo. Atualmente, moradores de Rorainópolis, Alto Alegre, Mucajaí, Caracaraí, São Luiz, Bonfim, Pacaraima e Cantá podem abrir empresas em seus próprios municípios.

“Com este resultado, 90% da população do Estado está coberta pelos serviços integrados da Junta Comercial, sem precisar mais se deslocar até a capital, Boa Vista, e até o final do ano, vamos implementar o serviço em mais quatro municípios”, anunciou Stela Pinheiro.

EMPRESAS – O processo de modernização da Junta Comercial já é sentido pelo aumento do número de empresas criadas no Estado, sinal de que a facilidade e a qualidade do serviço incentivou os empresários a saírem da informalidade e se legalizarem.

Entre 2011 a 2014 foram constituídas 3.808 empresas, enquanto 2.053 fecharam as portas. Já de 2015 até o momento, foram abertas mais 4.393 e apenas 1.362 foram extintas.

Servidores são contemplados com PCCR

Este ano o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Junta Comercial foi sancionado e entre os benefícios concedidos aos colaboradores, eles tiveram um acréscimo médio de salário na ordem de 40%.

Além disso, os servidores da instituição foram treinados e capacitados no novo sistema, que está em conformidade com a legislação vigente no país. Também está prevista a reestruturação do prédio da Junta Comercial, localizado na Avenida Jaime Brasil, uma das construções históricas e mais antigas de Boa Vista.