Política

Empresários de RR se reúnem com Temer para discutir ‘pauta de desenvolvimento’

Um dos principais pontos discutidos foi energia elétrica, quando o presidente prometeu tentar atender as demandas apresentadas

O empresário e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), Rivaldo Neves, e mais seis empresários participaram de uma reunião, em Brasília, com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), na terça-feira, 14. A finalidade foi apresentar e debater os pontos considerados prioritários ao desenvolvimento de Roraima e que possuem relação direta com as linhas de atuação da União. Na ocasião, o presidente garantiu tentar atender às demandas e pediu para ser cobrado no futuro.

Vinte pontos foram destacados pelos empresários por meio de uma carta entre os quais cinco foram discutidos de forma mais profunda com o presidente. A primeira questão foi relacionada à energia elétrica. Segundo Neves, o objetivo é que Temer interceda junto aos ministérios de Minas e Energia e da Justiça, para que haja celeridade na condução do processo de integração de Roraima ao Estado ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

O segundo ponto ressaltou a importância estratégica de infraestrutura viária adequada e de águas profundas para os suprimentos de insumos da produção regional ao mercado internacional, a partir de uma interligação rodoviária entre Boa Vista e Georgetown, capital da Guiana. “Tem um trecho de 454 quilômetros que se for asfaltado vai beneficiar as exportações brasileiras, propiciando acesso privilegiado aos mercados da Comunidade do Caribe, América do Norte, Europa e Ásia”, disse o líder empresarial.

A empresária Izabel Itikawa, dona de produções na República Cooperativa da Guiana, destacou que, quando perdeu 100% das áreas produtivas para a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, o ministro do país vizinho fez o convite. “Estamos há três anos produzindo na Fazenda Santa Fé, a 60 quilômetros de Lethem. Esse momento não foi fácil, mas hoje vejo vantagem dessa oportunidade”, frisou.

Reinaldo Neves informou que a conclusão do Distrito Industrial do Estado também foi um dos pontos aprofundados durante a reunião. Em relação ao assunto, foi debatida a liberação de recursos junto ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços para a realização das obras de infraestrutura, que envolvem o saneamento básico, drenagem, pavimentação e urbanização do local.

O empresário Oneber Queiroz ressaltou que uma das situações de entrave para o desenvolvimento do Estado não passa por aplicação de recurso, e sim por medidas que devem ser tomadas pelo presidente junto aos órgãos competentes. “Hoje a gente mexe com peixe e é inadmissível chegar às 18h com o produto e ficar com a carga perecível durante 12 horas. É um custo adicional de gelo, que faz com que o produtor perca em relação aos mercados concorrentes, como é o caso de Rondônia”, explicou.

Os empresários também apresentaram demandas referentes ao cumprimento da Lei de Criação da Suframa e da Taxa de Cobrança (TSA), incrementação do programa Minha Casa Minha Vida como política pública de melhoria à qualidade de vida, regulamentação da padronização do processo de licenciamento ambiental junto ao Ministério do Meio Ambiente e aprovação do Projeto de Lei 4330/2004, que trata da Terceirização de Serviços.

Os empresários se mostraram satisfeitos com a reunião e com o posicionamento do presidente Temer em relação aos pontos apresentados. Segundo os empresários, ele se mostrou sensível aos pontos, principalmente na questão da energia, e prometeu que iria tentar atender aos empresários, podendo inclusive ser cobrado no futuro. (A.G.G)