Cotidiano

Enade é reformulado e aumenta rigidez com alunos irregulares

O sistema de avaliação e controle do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) passará a ser mais rígido com alunos que pretendem concluir cursos de Ensino Superior nos semestres 2017.2 e 2018.1. Uma das principais mudanças indica que o estudante passará a se responsabilizar pela sua inscrição no exame, que antes era feita pela coordenação de cada curso selecionado para o exame.

Segundo a procuradora Educacional Institucional da Universidade Federal de Roraima, Edna Magalhães, o objetivo desta e de outras mudanças é que não haja mais casos de acadêmicos que se formem sem passar pelo exame, pois o aluno terá que garantir, por conta própria, sua presença através da solicitação online. Caso a confirmação não ocorra, o aluno entra em situação irregular e estará impedido de se formar. O questionário já está disponível e poderá ser respondido até o dia da prova, no dia 26 de novembro.

“Muitos alunos não entendem o quão importante o Enade é. Além de ser obrigatório para quem queira concluir curso de nível superior, ele possui o valor curricular de uma disciplina à parte e serve como uma forma de avaliar não apenas o estudante e seu curso, mas também a maneira com que toda uma instituição direciona seu método de ensino e resultados”, afirmou Edna.

Este ano, segundo o ciclo avaliativo do Enade, os alunos concluintes selecionados para realizarem o exame são dos cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Física, Geografia, História, Letras (Português, Espanhol e Inglês), Matemática, Música, Pedagogia e Química.

Em 2018, os alunos concluintes que deverão fazer o exame são dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Psicologia, Relações Internacionais e Secretariado Executivo.

Outra novidade do Enade é a possibilidade de realizar o cadastro usando um nome social. Entretanto, o período para solicitação dele se estende até esta sexta-feira, 15 de setembro. Quanto a isso, Edna explicou: “O prazo é curto porque a ideia do nome social ainda está em fase experimental. O Ministério da Educação definirá melhor como trabalhar com este recurso a partir dos resultados que vamos obter este ano”.

Também é possível realizar a solicitação de atendimento especializado e/ou específico até o dia 3 de Setembro. As opções de solicitação são as mesmas que as apresentadas pelo vestibular, com alternativas de pedir por uma hora a mais de tempo, auxiliar de leitura ou de transcrição. (P.B)