Cotidiano

Encenação da Paixão de Cristo espera reunir 20 mil pessoas em Mucajaí

O espetáculo contará com a presença do ator nacional Carlos Casagrande e mais 250 atores locais

O Município de Mucajaí promove hoje, 14, a 35ª edição da Encenação da Paixão de Cristo a partir das 18 horas no Complexo Cenográfico Estevam Santos. A expectativa da Prefeitura do município é receber aproximadamente 20 mil pessoas. Tradicional evento do Estado, a Paixão de Cristo de Mucajaí terá o ator Carlos Casagrande no papel principal: Jesus Cristo.

Casagrande desembarcou em Roraima na madrugada de ontem, 13, e cedo se deslocou com a equipe da Prefeitura de Mucajaí para o município, onde acontecerá o espetáculo. Entre uma foto e outra com fãs durante o café da manhã, o ator afirmou que, apesar do cansaço da viagem, estar em Roraima e receber o carinho das pessoas é recompensador e vale à pena. “Desde ontem à noite a experiência já foi muito positiva. Chegar de madrugada, em um fuso diferente e ter uma recepção linda no aeroporto foi gratificante. Fui surpreendido. Não tem como não gostar”, disse, agradecendo ainda a hospitalidade das pessoas de Roraima.

Durante a entrevista, Casagrande falou sobre o desafio de encarar o papel de Jesus Cristo, apesar de não ser a primeira vez que realiza o trabalho. Em ocasiões anteriores e em outros eventos e cidades pelo Brasil, o ator já sentiu na pele o que é interpretar o filho de Deus e também outros personagens bíblicos.

“É uma história conhecida por todos. Desde criança, já somos apresentados à vida de Jesus. No entanto, é sempre um texto diferente. Por mais que seja conhecido, é falado em parábolas, não são frases que utilizamos no nosso dia a dia e são coisas realmente difíceis de decorar. Mas, talvez o desafio maior seja substituir um ator que não pode vir. Ele já estava mais familiarizado com o texto, visto que recebeu há dois meses e eu há quatro dias, mas isso não será empecilho. A expectativa é a melhor possível”, enfatizou, citando o ator Thiago Rodrigues, primeiro convidado pela Prefeitura de Mucajaí para assumir o papel, mas que teve um contratempo e precisou cancelar a vinda ao Estado.

As ruas da cidade, à 59 quilômetros de Boa Vista, estavam lotadas de comerciantes, ambulantes, trabalhadores informais e turistas. A organização do evento é de responsabilidade da Prefeitura de Mucajaí. Segundo a chefe do Executivo Municipal, Eronildes Aparecida Gonçalves, mesmo com apenas três meses de gestão, foi preciso a interação com toda a comunidade para reestruturar o espetáculo e atrair a atenção da população de outras cidades de Roraima e de fora do Estado.

“A gestão não mediu esforços para a promoção do evento. É uma emoção conseguir reerguer o que foi perdido há quatro anos. Antes, Mucajaí estava parada. À noite, não se via movimento. Com esse espetáculo, a população voltou mais animada e participativa. Estamos trabalhando em parceria com todos, principalmente os comerciantes, dando um olhar atento a eles. Com boa vontade e perseverança estamos conseguindo obter o resultado que almejávamos”, enfatizou. (C.C)

Encenação da Paixão de Cristo contará com 250 atores

Decorar falas, gestos, ensaiar frequentemente interagindo com outros atores, providenciar figurinos e tudo isso de forma voluntária: esses afazeres fizeram parte da rotina de aproximadamente 250 pessoas que participarão da 35ª edição da Encenação da Paixão de Cristo em Mucajaí.

Francisco das Chagas é o diretor do espetáculo e, de acordo com ele, o público presente pode aguardar surpresas positivas durante a apresentação. “Temos novidades no cenário e tivemos um grande desafio esse ano pelo número de atores. São todos de comunidades de Roraima, de Mucajaí, Boa Vista e Iracema. A cidade hoje já está respirando o evento e preparada para receber e acolher quem for chegando”, disse.

Chagas não está sozinho na missão de comandar o espetáculo. Junto com ele, atua Ernandes Dantas, cantor e ator que faz parte da encenação há 15 anos. “O elenco foi todo preparado. O sistema de som já está montado e organizamos uma apresentação com qualidade e respeito ao público que sempre nos acompanhou. Não é à toa que a encenação é o maior espetáculo a céu aberto de Roraima”, garantiu.

O Complexo Cenográfico Estevam Santos será o palco da apresentação. O local carrega o nome do pai de Estevam Júnior, integrante do elenco desde os cinco anos de idade e que hoje interpreta Poncius Pilatus. “É notória a evolução desse espetáculo ao longo dos anos. Hoje temos um cenário maravilhoso, a organização é grande e responsável. Esse ano será realmente um grande feito. Vou atuar em um local que homenageia meu pai e ao lado do meu filho, Estevam Neto. Espero segurar a emoção”, contou o ator. (C.C)

Confira a programação completa da Encenação da Paixão de Cristo

Sexta-feira (14):
17h: Concentração dos atores do espetáculo Paixão de Cristo, no Ginásio Municipal de Mucajaí
18h: 35ª Encenação da Paixão de Cristo, com o ator da Rede Globo de Televisão, Carlos Casagrande, no Centro Cenográfico da Paixão de Cristo

Sábado (15):
15h: Corrida de Cavalos
17h: Jogo festivo entre vereadores e servidores da Prefeitura, no Ginásio Municipal de Mucajaí
18h: Disputa do 3º e 4º lugar do Campeonato Municipal de Mucajaí, de 2017, no Ginásio, Municipal de Mucajaí
19h: Disputa do 1º e 2º lugar do Campeonato Municipal de Mucajaí de 2017, no Ginásio Municipal de Mucajaí
20h: Solenidade de Premiação do Campeonato Municipal de Mucajaí 2017, com a presença da Prefeita Eronildes Aparecida Gonçalves, no Ginásio Municipal de Mucajaí
22h: Show com a dupla sertaneja João Neto & Frederico, no Centro Cenográfico da Paixão de Cristo

Domingo (16)
9h: Final da Corrida de Cavalos, com entrega da premiação aos vencedores, No Clube de Vaqueiros “Velho Bahia”
14h: Arrancadão de Moto, na Avenida Rio de Janeiro, bairro dos Estados