Cultura

Encontro literário terá a presença do escritor Zezé Maku

A atividade será gratuita, às 19h30, no Teatro Jaber Xaud, Sesc Mecejana nesta sexta-feira, 24

A primeira edição de 2017 do encontro literário ‘Café com Letras’ apresenta o escritor Zezé Maku que promoverá um sarau poético de sua mais nova obra: “O Reino de Makunaima e sua chefia da fauna”.

A atividade será gratuita, às 19h30, no Teatro Jaber Xaud, Sesc Mecejana nesta sexta-feira, 24,

Segundo o autor, a proposta é conscientizar e sensibilizar o público sobre a importância de proteger espécies ameaçadas em seus ecossistemas e biomas. Escrito em três idiomas (português, espanhol e inglês), o livro que relata à história do mito Makunaima e as experiências com a natureza é ilustrado por Augusto Cardoso, artista plástico roraimense.

A obra contém um espaço extra para que o leitor possa exercitar sua criatividade com desenhos, pinturas e poesias ecológicas.

“Nesse trabalho, todos os públicos conhecerão mais sobre a história da fauna brasileira, através do mito e sua vivência no Monte Roraima. O livro é um verdadeiro manual poético de preservação e conscientização”, disse Zezé.

Para promover interação entre comunidade artística e mediadores, o encontro oportunizará um espaço para que artistas e amadores possam recitar poesias, tocar ou cantar. Cláudio Moura, coordenador de cultura do Sesc, afirma que o Café com Letras tem uma característica própria: proporcionar maior acesso ao produto cultural.

Mais educação – O autor também se reunirá com alunos do ensino fundamental da Escola Sesc para a apresentação de seu trabalho através de um cenário sobre ecologia. A ideia é envolve-los e de maneira pedagógica desenvolver uma atividade capaz de integrá-los com o pensamento do artista, suas experiências e recitação de poesias. Ao final, um espaço aberto para debate e dúvidas.

O autor – Zezé Maku, nome artístico de José Miranda de Aquino, natural do Maranhão, reside em Roraima desde a década de 80. Tornou-se auxiliar de assuntos culturais no Departamento de Cultura de Roraima, atual Secretaria de Cultura (Secult) do estado. Em seguida, atuou em comunidades urbanas e indígenas como professor. Possui obras lançadas pelas Leis de Incentivo à Cultura de Goiás e Goiânia, Bienal Internacional do Livro de São Paulo e Câmara do Livro do Distrito Federal de Brasília.