Cultura

Encontro reúne fãs para debater ‘Romances de época’

Encontro quer estimular a leitura do gênero e alcançar novos leitores. Evento vai acontecer no dia 08 de abril na Livraria Nobel do Garden Roraima Shopping

O romance de época é um dos gêneros mais queridinhos da literatura mundial e para reunir os admiradores, a editora Arqueiro, em parceria com a Livraria Nobel do Roraima Garden Shopping, irá realizar um encontro para os fãs. O evento será realizado nesse sábado (08), a partir das 15 horas, na Livraria.

O evento será realizado em várias capitais ao mesmo tempo. E pela segunda vez em Boa Vista. Para participar, o ingresso é gratuito, mas é necessário fazer antecipadamente para se ter o controle de espaço. Para se inscrever, basta enviar nome e o número do telefone por meio da página da Livraria Nobel no Facebook. Até o momento, 80 pessoas já estão inscritas.  Além do debate, o encontro irá sortear brindes e livros para os participantes.

De acordo com Juliana Derzié, responsável pelo marketing da livraria, o gênero é um dos mais procurados pelos clientes. “O estilo chama a atenção de vários tipos de leitores, de qualquer idade, desde o contexto da época, roupas, bailes e nobreza e o comportamento das pessoas, que era mais recatado”, relata.

O gênero pode retratar qualquer período da história, mas os queridinhos desses tipos de livro e o que os tornaram tão amados e conhecidos, são os livros que destacam a vida da sociedade londrina no período vitoriano, valorizando costumes como: moda, etiqueta social, passeios de charrete ou no campo, jantares, festas, teatros.

“Outras características do gênero é a mulher como protagonista, o casamento por conveniência, as amantes, a diferença entre as classes sociais, o valor de um título nobre, entre outros assuntos”, explica.

Romances de época

Entre as histórias de amor que retratavam bem e criticavam bastante a sociedade da sua época está “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen, uma de suas obras mais aclamadas. Outro sucesso entre os leitores, está as obras de Julia Quinn. Seus livros já entraram na lista de mais vendidos do The New York Times e foram traduzidos para 26 idiomas. Foi a autora mais jovem a entrar para o Romance Writers of America’s Hall of Fame.

Outro gênero romântico muito criticado através dos tempos são os ‘livrinhos’ das séries “Sabrina”, “Julia” e “Bianca”, que causaram uma verdadeira revolução no público leitor feminino dos anos 70 e comecinho da década de 80, todos importantes para a propagação dos romances de banca no Brasil. “Sabrina”  foi a pioneira do gênero nos anos 70, mas as outras duas séries também tiveram uma importância fundamental.

Serviço
Encontro de fãs
Romance de época
Data: 08 de abril
Local: Livraria Nobel – Roraima Garden Shopping
Hora: 15 horas
Entrada Franca