Cotidiano

Encontro vai discutir migração e direitos humanos em Roraima

Nos dias 13, 14 e 15 de setembro, a Universidade Federal de Roraima e o Centro Universitário Estácio da Amazônia irão sediar o 4º Encontro de Políticas Públicas para Pan-Amazônia e Caribe (EPPPAC). Em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, no domingo, dia 23, o representante do comitê organizador do evento, Jakson Marques, informou que o principal objetivo da ação é debater políticas públicas, migração e direitos humanos no Caribe e Pan-Amazônia.

Segundo Marques, o encontro tenta entender o que é a Pan-Amazônia, por meio de questões sociais e políticas voltadas para o habitante desta localidade. “É um evento multidisciplinar, que vai discutir políticas públicas e processos migratórios na Amazônia. A imigração sempre existiu, mas precisamos pensar nela como política pública”, disse.

O tema vem a calhar com a atual situação de Roraima, que recebe imigrantes vindos da Venezuela e de outros países do Caribe. “Iremos debater as particularidades dos processos migratórios como fenômeno social e conhecer os particularismos dos fenômenos sociais, políticos, artísticos e culturais deste público”, disse.

EPPPAC – O caráter interdisciplinar e inclusivo que caracteriza o EPPPAC desde o seu início em 2009, como um encontro de estudo de área interdisciplinar no seu sentido completo, torna ainda mais significativa esta dinâmica de produção do conhecimento. Com um caráter interdisciplinar e inclusivo, o EPPPAC reúne pesquisadores que estudam o continente Latino Americano em suas particularidades como a Pan-Amazônia e o Caribe a partir de sua política, economia, cultura, línguas, história e pré-história.

O intuito em longo prazo é ampliar a participação de outros países que compõem a Amazônia Internacional. Para os idealizadores do EPPPAC, a Amazônia, com sua diversidade de culturas e povos, é uma região vital para que as diferentes abordagens acadêmico-científicas proponham inovações teórico-práticas para a construção de relações políticas, sociais e econômicas, onde o homem esteja na centralidade das relações. “O EPPPAC pretende consolidar-se enquanto espaço de discussão e propostas de políticas públicas para a Pan-Amazônia e Caribe, privilegiando as ações investigativas na área das Ciências”, reforçou Jakson Marques.