Cotidiano

Energia elétrica da região Norte é discutida em evento

19º Encontro dos Conselhos de Consumidores da Região Norte visa discutir a questão da energia e tarifas dos consumidores. Evento encerra hoje, 5

Com a proposta de discutir a questão da energia elétrica e as tarifas dos consumidores, teve início o 19º Encontro dos Conselhos de Consumidores da Região Norte, no auditório do Hotel Aipana Plaza, no Centro Cívico de Boa Vista. Este ano, o tema escolhido foi ‘Energia elétrica confiável e de qualidade’. A programação encerra hoje, 5, às 15h, no auditório do Aipana.

Além de fortalecer e disseminar as informações da região Norte, a representante da classe Rural e presidente do Conselho dos Consumidores de Roraima, Amanda Torquato, destacou que os encontros possibilitam cobrar da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) uma solução para os problemas do Estado, o único do Brasil com sistema isolado. “Sabemos que não é fácil e rápido, mas precisamos. Não podemos ficar dependentes apenas da energia de Guri, além das altas tarifas cobradas”, disse.

A diretora ainda comentou sobre os problemas de interrupções, tanto na capital, como no interior, que foram causadas pela privatização e extinção da Companhia Energética do Estado de Roraima (Cerr). Segundo Amanda, disseminar as informações com quem participa do encontro é uma forma de conseguir força para lutar por uma energia melhor e de qualidade. O evento também contou com a participação de representantes da Associação Brasileira das Concessionárias de Energia (Abrace), da Aneel e com o presidente da Eletrobras Roraima, Anselmo Brasil.

Conforme relato do presidente, desde que a empresa passou a ter a prestação de serviço no Interior, iniciada em 1º de janeiro, foi herdado um sistema deficiente, com árvores entre as redes, sistemas deteriorados e usinas com passivos ambientais. Para ele, o encontro vem de conformidade com o que está sendo planejado pela Eletrobras para o futuro do Estado. “É uma aproximação maior com o consumidor da capital e do interior, que hoje está aprendendo aonde pode chegar”, falou.

Em relação aos problemas de interrupção de energia no Estado

O caso dos moradores da Vila de Campos Novos, localizada no Município de Iracema, a 92 quilômetros da capital, região Centro-Sul do Estado, que ficaram três dias sem energia elétrica não foi o primeiro desde o início do ano, conforme divulgado pela Folha. A respeito do assunto, o presidente ressaltou que, na maioria dos casos, algumas comunidades ficam sem energia por não encontrarem um canal de comunicação junto a Eletrobras. “Estamos com viaturas super equipadas para realizar estes atendimentos no Interior”, falou.

Apesar dos problemas energéticos, o presidente afirmou que o Encontro fortalece a opinião, posição e índices dos consumidores, a fim de que seja prestado um serviço cada vez melhor à população. “Mesmo sendo monopólio de energia, temos compromisso com o consumidor. Tá demorado devido a grande quantidade de problemas que herdamos desde o início do ano”, esclareceu.

PROGRAMAÇÃO – Hoje, 5, os participantes se reúnem a partir das 8h no auditório do Hotel Aipana Plaza para a realização de palestras e debates. No segundo e último dia do evento, serão abordados assuntos como: Iluminação Pública na Região Norte, Conselho Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica e as Dificuldades de o Estado de Roraima ser Interligado ao restante do País. (A.G.G)

Por Ana Gabriela Gomes

Publicidade