Saúde e Bem-estar

Entenda como a alimentação interfere na saúde dos olhos

Hábitos saudáveis e uma boa alimentação não previnem somente doenças do coração, diabetes, rins e outros órgãos vitais. Uma dieta equilibrada é capaz de cuidar também da saúde dos olhos. Segundo o oftalmologista Marcelo Moreira de Oliveira, uma dieta equilibrada é a melhor maneira para cuidar também dos olhos.

Ele explica que certas vitaminas e nutrientes têm o poder de retardar a degeneração ocular, problema que pode levar à cegueira e até a catarata. 

“Bons hábitos alimentares ajudam a fornecer os nutrientes para o bom funcionamento das células dos nossos olhos. É bem conhecida a relação entre o excesso de açúcar e a diabete e o excesso de sal e a hipertensão arterial sistêmica. Essas doenças têm um forte impacto negativo na saúde ocular, sendo apontadas entre as principais causas de cegueira que podem ser prevenidas”, explica.

Segundo ele, alguns alimentos com muito sal, gorduras trans e saturadas, doces e carboidratos refinados em geral aumentam o risco de hipertensão arterial, colesterol e triglicérides altos que afetam diretamente os olhos. 

Segundo o especialista, uma dieta rica em gorduras boas como linhaça, abacate, castanhas ajudam na formação da lágrima, o que ajuda a evitar os sintomas de olho seco como ardência e lacrimejamento. “Já alimentos ricos em antioxidantes e luteína como açaí, cupuaçu, morango, cenoura, gema de ovo, colaboram para a saúde da retina. Um estudo australiano recente descobriu que o suco de laranja também auxilia no bom funcionamento dos olhos”, reforçou o médico.

Outro alimento importante para a saúde ocular é a cenoura que junto com outros alimentos alaranjados, como mamão e abóbora, são ricos em vitamina A e betacaroteno, nutrientes que funcionam como importantes antioxidantes que protegem a retina dos olhos.

“Rica em betacaroteno, esse alimento atua nas células da retina e protege estas células dos danos causados pelas luzes azul e ultravioleta que são encontradas nos dispositivos eletrônicos como celular e na luz solar. A exposição em longo prazo a estas luzes pode danificar as células da retina e provocar a perda da visão central de maneira irreversível e por isso a cenoura é importante para a prevenção”, completa o médico.

Publicidade