Entretenimento

Entenda o que são os Alimentos funcionais

Se ainda não ouviu falar dos alimentos funcionais, vai encontrar motivos de sobra para incluí-los na sua dieta

Azeite de oliva, soja, peixes e iogurtes fazem parte de uma poderosa lista. Cada vez mais pesquisas relacionam o consumo desses e de outros itens à prevenção de doenças cardíacas, câncer, envelhecimento, problemas intestinais e até sintomas da menopausa. Por causa desses estudos, tais alimentos ficaram conhecidos como funcionais.

A alimentação funcional tem como objetivo criar um cardápio que proporcione disposição e energia. Comer para nutrir bem o corpo é a melhor forma de combater o mal estar e doenças. Uma forma de se alimentar bem é procurar alimentos antioxidantes e desintoxicantes que fazem bem para o organismo.

“A principal função dos alimentos funcionais é desintoxicar o organismo, tirar as impurezas que ao longo dos anos acumulamos, pois com o padrão de vida atual, estamos constantemente expostos as substâncias prejudiciais, que comprometem o bom funcionamento do corpo. Como há muitos alimentos industrializados, o fígado não dá conta de limpar o organismo sozinho. E os alimentos funcionais ajudam a fazer essa faxina interna, melhorando o metabolismo, a imunidade, o funcionamento do intestino e, consequentemente, a perda de peso”, explicou a nutricionista Talita Nascimento.

A nutricionista indica que devem ser incluídos no cardápio, alimentos funcionais, chás, sucos funcionais e desintoxicantes, peixes ricos em ômega-3, alimentos livres de agrotóxicos. “É preciso adquirir a alimentação mais natural e saudável possível, quando falo de reeducação alimentar, falo de uma conscientização de acertos e erros alimentares, para entender os nutrientes que não podem faltar ao nosso organismo, e ao mesmo tempo adquirir o hábito de comer de tudo, mas de forma saudável, sempre aliada a uma atividade física. Sempre é bom ressaltar a importância de procurar acompanhamento de um profissional em Nutrição”, disse.

Maus hábitos alimentares causam dor de cabeça, cansaço e stress. “Existem pacientes que por estar com o corpo intoxicado sentem fortes dores de cabeça, que é super normal na fase de desintoxicação. Com uma dieta, eles começam um novo hábito e em cerca de poucos dias já começam a sentir a diferença”, explicou.

Conheça alguns alimentos funcionais

Probióticos
Adicionados a iogurtes e leites fermentados, esses micro-organismos chegam vivos ao intestino, onde se reproduzem. O intestino trabalha como um reloginho. Mas os probióticos vão além: fazem um bem danado ao sistema imunológico, porque eles impedem que bactérias e outros organismos nocivos se reproduzam e comprometam a saúde.

Linhaça
A linhaça reúne minerais (ela possui mais potássio que a banana!), proteínas e vitaminas, inclusive a E, que combate o envelhecimento precoce e doenças degenerativas. Tem fibras, turbina a saúde cardíaca e também é rica em ômega 3.

Aveia
Cuida do coração, combate o envelhecimento precoce e turbina o corpo com minerais e vitaminas. Ela possui um tipo de fibra solúvel chamado betaglucana, que reduz a absorção do açúcar.

Chá verde
O chá verde, que é produzido da Camellia sinensis, contém catequinas, antioxidantes que combatem os radicais livres. Ele também protege contra Alzheimer e demência. Associado à cafeína presente no chá, ajuda a acelerar o metabolismo, o que contribui para a perda de peso.

Peixes
O principal “ingrediente” dos peixes, o ômega 3, melhora a gordura do sangue, tem ação antioxidante e melhoram o funcionamento do sistema imunológico. O maior benefício mesmo é para a saúde do coração. É que eles ajudam a reduzir os níveis de triglicérides e as placas de gordura nas veias e artérias, que são responsáveis por causar doenças.