Cotidiano

Entidade ajuda a recolher animais abandonados nas ruas da Capital

Organização Não Governamental precisa de ajuda para continuar dando um lar a animais largados na rua por seus donos

Aliviar o sofrimento de animais abandonados e dar um lar digno para eles é o trabalho que vem sendo exercido, nos últimos sete meses, pela Organização Não Governamental Arca, que trabalha recolhendo animais nas ruas de Boa Vista. Mais de 50 já foram resgatados e adotados com a ajuda do trabalho da entidade.
A ONG, que sobrevive de doações, conta atualmente com 12 membros efetivos e dois voluntários. Embora atue em uma causa nobre, o grupo encontra dificuldades para manter os trabalhos, principalmente financeira, pois precisa de doações da sociedade para cuidar e manter os animais.
“Além disso, os integrantes pedem ajuda da população para construir um abrigo para cães e gatos. Pode ajudar com qualquer coisa, como equipamentos, materiais e dinheiro. Nós somos completamente dependentes dessas ajudas para salvar a vida desses bichinhos”, disse a representante da Arca, Aída Maia.
Todas as ações da organização são divulgadas pelas redes sociais, principalmente pelos aplicativos para Smartphones, como Instagran e Facebook. “Se achamos um animal e zelamos por ele, divulgamos isso nas redes sociais para que nos ajudem a cuidar dele e, futuramente, buscamos conseguir-lhes um novo lar. Todas as doações são feitas pelos nossos seguidores e também por pessoas que são próximas a nós. Elas sabem dos nossos casos e nos ajudam como podem”, disse.
Conforme a representante, os animais recolhidos são vacinados, castrados e entregues para adoção. “Após todos os cuidados, nós disponibilizamos os animais para a adoção. Até hoje, ainda não tivemos problemas para arranjar um lar para eles. Vê-los se recuperando e encontrando a felicidade de ter uma família, um dono que cuide deles com todo carinho, é a nossa maior motivação”, destacou Aída.   Quem tiver interesse em ajudar o grupo, basta procurar por @arcabv no Instagram ou entrar em contato com a representante da ONG, Aída Maia, através do telefone 99121-8884. “Não divulgamos o local da ONG ainda para que pessoas não abandonem os animais na nossa porta. Mas, se alguém encontrar um gato ou cachorro perdido, doente ou machucado, pode nos procurar que teremos o maior prazer em ajudar”, frisou.
HISTÓRIA – Fundada em meados de agosto do ano passado, o grupo surgiu quando dois amigos encontraram um casal de cachorros abandonados e muito doentes. Eles resgataram o casal na rua e chamaram-nos de Romeu e Julieta. Assim surgiu a Arca.
“Os amigos ajudaram a cuidar deles e depois nós os colocamos para adoção. Uma moça, deficiente física, queria muito dois cachorros para ter companhia em casa e os adotou. Depois da alegria daquele momento, não paramos mais”, relembrou Aída Maia. (JL)