Cotidiano

Entrega do Balcão de Ferramentas, ampliação do Ronda e Escola do Atleta marcam edição em Rorainópolis

Programa do Governo do Estado realizou mais de oito mil atendimentos no município

A terceira parada da Caravana da Mulher, iniciativa do Governo de Roraima que está percorrendo o Estado no mês de março para levar mais de 70 serviços voltados especialmente à mulher, ocorreu nesta sexta-feira (24), e foi a vez de Rorainópolis receber as diversas ações da comitiva. Nesta terceira edição, foram realizados 8311 atendimentos em saúde, assistência social e consultas junto a órgãos estaduais.

As ações da Caravana aconteceram na Escola Estadual Padre Eugenio Possamai e tiveram como destaques o anúncio da governadora Suely Campos sobre a ampliação do Programa Ronda Maria da Penha na região, a entrega de mais de R$ 50 mil em equipamentos e maquinários para 17 beneficiários do Balcão de Ferramentas e ainda a extensão da Escola do Atleta no município, com a modalidade Ginástica Rítmica. Todos são projetos do Governo do Estado articulados pela Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social).

RONDA MARIA DA PENHA – Depois do início na capital, o Programa Ronda Maria da Penha se expande e chega a Rorainópolis. Em agosto de 2016, o Programa foi lançado com o objetivo de destinar viatura e efetivo exclusivos para atendimentos das ocorrências relacionadas à violência doméstica.

BALCÃO DE FERRAMENTAS – Na ocasião, foi realizada a entrega de R$ 50.728,44 em equipamentos e maquinários para 17 beneficiários do Balcão de Ferramentas, programa desenvolvido por meio da parceria entre a Setrabes e a Agência Desenvolve RR para facilitar o acesso ao crédito a micro e pequenos empreendedores.

A secretária Emília Campos explicou que o financiamento permite que as pessoas melhorem seus negócios “O Balcão inclusive oportuniza que as pessoas na cidade ou no campo possam abrir um negócio e assim buscar a independência financeira de maneira desburocratizada e responsável”, frisou.

ESCOLA DO ATLETA – O evento marcou ainda o início das atividades da Escola do Atleta em Rorainópolis, a entrega da chuteira para os participantes e o lançamento das modalidades de Ginástica Rítmica e Karatê no município.
Esta é a primeira vez que o Governo do Estado disponibiliza a Ginástica Rítmica fora da capital, assim como realiza a retomada do Karatê, que será incorporado ao projeto de inclusão social por meio do esporte.

Atualmente há 139 alunos inscritos no Futebol e 30 na Ginástica Rítmica, com expectativa de aumento do quantitativo. No momento, as duas modalidades são projetos piloto, mas é possível buscar a coordenação da Escola Padre Eugenio Possamai para registrar o nome dos interessados em lista de espera para quando abrirem mais vagas.

A pequena estudante Marina Costa, de 8 anos, está animada com a expectativa do começo das aulas de Ginástica. “Gostei da ideia. Acho que ajuda muitos meninos a saírem das ruas, por terem algo para fazer. Vou aproveitar ao máximo”, disse.

A governadora Suely Campos registrou a satisfação de ampliar mais modalidades da Escola do Atleta na cidade. “Rorainópolis foi apenas o primeiro dos municípios do interior a receber a Escola do Atleta. O projeto logo será ampliado para outras cidades do Estado. Quero ressaltar a importância do esporte na vida destas crianças, pois ele permite seu desenvolvimento motor e cognitivo, melhorando seu rendimento na escola regular”, finalizou.