Cotidiano

Equipe do Peti fará alerta sobre trabalho e exploração infantil em Boa Vista

Serão realizadas abordagens, caso a equipe presencie situações como a de trabalho para menores de 17 anos

Além de diversão, os dias de folia exigem atenção redobrada, tanto do poder público como das famílias, para prevenção a situações graves que envolvem as crianças e adolescentes – a exploração e o trabalho infantil. Para evitar esse tipo de ocorrência, a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), por meio da equipe do Peti-RR (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) realiza ações de sensibilização durante o carnaval popular de Boa Vista, nos dias 25 e 28 de fevereiro, das 19h30 às 21h, em parceria com as instituições que compõem a Rede de Proteção da Criança e Adolescente.

De acordo com a coordenadora do Peti-RR, Rita Melo, serão realizadas panfletagens como prevenção para combater essas situações, além da abordagem, caso a equipe presencie situações como a de trabalho para menores de 17 anos.

“Muitas vezes nos deparamos com ocorrências de trabalho infantil nas barracas de festas populares, como no carnaval. Mas é importante que essas crianças fiquem com um responsável em casa ou em local adequado e seguro, não trabalhando irregularmente”, alerta Rita Melo.

A chefe da DAMC (Divisão de Ações de Média Complexidade) da Setrabes, Shyra Coelho, alerta que o carnaval é uma data de alto risco tanto para exploração, como alcoolismo e uso de drogas.

“É um momento em que os pais ou responsáveis precisam redobrar a atenção com as crianças e adolescentes. No carnaval aumenta o consumo de álcool e drogas, por isso as crianças e adolescentes ficam mais vulneráveis a situações como exploração e o tráfico. Por isso essas ações são intensificadas no período”, finalizou.

DIA NACIONAL – Nesta quarta-feira, (22), uma comissão formada por representantes do Peti, DAMC, Cedcar-RR (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) e MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) realizaram a primeira reunião para tratar das ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é celebrado em 18 de maio.

Foram propostas palestras, panfletagem, mobilizações e caminhadas em bairros da Capital, do dia 15 a 19 de maio. As ações para o período serão definidas nos próximos meses.

A auditora fiscal e coordenadora de projetos ao combate ao trabalho infantil da SRTE-RR (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Roraima), Thaís Silva de Castilho, disse que o órgão foi convidado para participar das ações de forma a unir forças contra a problemática. “A exploração do trabalho e sexual infantil são pautas correlacionadas. É muito importante a discussão sobre esse tema no nosso órgão”, disse.