Cotidiano

Escolas servem de alojamento para 1,4 mil alunos do interior

A etapa final estadual dos Jogos Escolares 2017, que vai de 16 a 25 deste mês, nas categorias Mirim e Infantil, reúne 2.612 alunos da rede estadual, sendo que 1.463 são de escolas do interior do Estado. Para receber esses alunos a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) escolheu três escolas da rede estadual e está disponibilizando alojamento e alimentação a toda a delegação de atletas.

Os atletas do interior começaram a chegar ontem, 16, na Capital, para as competições. Nessa primeira fase estão ocorrendo as competições individuais e, a partir de domingo, 20, começam as competições dos esportes coletivos. As escolas Penha Brasil, Gonçalves Dias e Severino Cavalcante estão servindo de alojamento para estes alunos do interior.

Como estão sem aulas nesse período por causa do calendário letivo diferenciado, devido à greve dos professores no ano passado, as escolas dispõem de toda estrutura necessária para acolhimento dos alunos, com todas as refeições por conta da Seed e com um representante responsável pelos estudantes em cada escola.

O policial militar Guilherme Lima, instrutor de Xadrez da delegação do Município do Cantá, a centro-leste do Estado, trouxe oito estudantes para a competição. “Os alunos da nossa delegação estão bem instalados na Escola Severino Cavalcante, com transporte, alojamento e todas as refeições custeadas pelo governo. Uma excelente oportunidade para se destacarem e terem chance de participação em competições nacionais”, disse.

O estudante Thyago Silva, de 13 anos, participa da competição estadual pela segunda vez e espera conseguir a vaga na competição nacional. “Os jogos revelam os talentos do Estado. Espero ser o próximo a representar Roraima nos jogos brasileiros”, afirmou.

As competições ocorrem desde ontem, 16, no Ginásio Hélio Campos, Vila Olímpica, Escola Gonçalves Dias, Penha Brasil, Lobo D’Almada, Sesc, Ana Libória, campo Rei Pelé, Ribeirão e Instituto Federal de Roraima. Mas a abertura oficial dos Jogos Escolares será no sábado, 19, no Ginásio Hélio Campos. (R.D.)