Cultura

Escritor reúne textos que abordam questões sociais e políticas de 1971 até os dias atuais

O livro “Crônicas e memórias de um nordestino roraimense” reúne textos escritos e publicados na imprensa local e nacional

Nordestino filho de Alto-Longá (PI) e roraimense de coração, Francisco de Assis Campos Saraiva lança seu primeiro livro aos 79 anos de idade, intitulado “Crônicas e memórias de um nordestino roraimense”. A obra é composta de 40 textos escritos e publicados na imprensa local e nacional no período de 1995 a 2016.

Textos que foram reescritos e formatados para serem republicados nessa antologia, cujos temas abordam questões sociais, culturais e políticas de 1971 até os dias atuais.

O escritor estreante, mais conhecido em Boa Vista como Dr. Saraiva, ou Major Saraiva, é um homem de muitas histórias e feitos tanto no Nordeste como na Terra de Makunaima, onde ele construiu muitas amizades e realizou importante trabalho a serviço da pátria como oficial do Exército, e da saúde da população roraimense como farmacêutico-bioquímico do Laboratório Lobo D’Almada.

Com o livro “Crônicas e memórias de um nordestino roraimense”, Francisco Saraiva inaugura sua entrada para o rol dos escritores regionais, que traz luz para a heroica luta dos destemidos pioneiros na longa jornada pela construção do Estado de Roraima. Ele discorre com saudade da Boa Vista do passado, hospitaleira e fraterna, e fala perplexo da Boa Vista do século XXI, onde se avolumam problemas sociais como insegurança, corrupção e criminalidade.

Autor

Francisco Saraiva esteve engajado no Exército Brasileiro durante 30 anos, sendo que em Roraima prestou 14 anos de serviço no 6º BEC. No mesmo ano que chegou ao Território Federal ele fundou o Laboratório de Análises e Pesquisas Clínicas Lobo D’Almada, tendo como sócia Maria das Neves Madruga Saraiva, sua esposa. Uma empresa familiar que perdura a 45 anos de atendimento à saúde da comunidade.

Seu trabalho frutífero e positivo rendeu-lhe a Medalha de Honra ao Mérito Rio Branco e do Título de Cidadão Boa-Vistense, honrarias conferidas pela Câmara Municipal de Boa Vista. Homenagens que trouxeram grande alegria e gratidão para esse cidadão nordestino que se fez filho de Roraima com muito trabalho e boas amizades construídas ao longo dos últimos 45 anos de vida.

Fora isso, Francisco Saraiva foi um dos fundadores da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre/RR). Homem comunicativo e de uma memória privilegiada, já escreveu centenas de crônicas, publicadas pela imprensa local e de outros estados.  É possuidor também de muitos certificados de participação de cursos de aperfeiçoamento e congressos nacionais e internacionais.

Apesar dos seus 79 anos, o Major Saraiva continua lúcido, determinado, atuante, e diariamente pode ser encontrado no Laboratório Lobo D’Almada, na linha de frente do seu campo de batalha em prol da saúde da comunidade boa-vistense.