Cultura

Escritor roraimense lança livro de contos “Livrinho da Silva”

A premiação do II Concurso Literário Internacional Palavradeiros, um sarau e o lançamento da obra “Livrinho da Silva”, ocorrem nesta sexta-feira (26) no Espaço de Cultura e Arte União Operária, na avenida Nossa Senhora da Consolata, a partir das 17 horas. A entrada é franca. 

O evento é organizado pelo Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes ‘Aldenor Pimentel’ do Espaço Cultural Harmonia e Ritmo.

Aldenor é autor do “Livrinho da Silva”, seu primeiro livro de contos. Segundo ele, o título é uma referência à liberdade. “O Livrinho é uma referência àquele que lê o livro e se sente livre, se sente bem em ver o mundo com outros olhos, além de ser um livrinho, pequeno, cabe no bolso, é leve, uma forma carinhosa de remeter ao livro que de fato é pequeno”, disse.

Pesquisador e jornalista, Aldenor diz que está em uma fase que se identifica mais como escritor, no livro, vários personagens que possuem em comum uma reflexão diferente diante do cotidiano.

“No livrinho tem a história de um assaltante que rouba livros, uma mulher que é analfabeta e possui uma biblioteca, são livros que rondam o universo da leitura”, contou.

Sinopse

Livrinho da Silva é uma coletânea de contos que se desenvolvem em torno do universo da leitura, do livro, da figura do escritor e da experiência da escrita. São histórias de vidas transformadas a partir do contato com o livro e da experiência da leitura ou que lancem novos olhares sobre a presença do ler e do escrever no cotidiano das pessoas.

Alguns contos foram premiados em concursos literários nacionais, com destaque para as histórias ‘Tráfico’ e ‘O Dia em que Meus Escritos Já Não Eram Meus’, respectivamente, primeiro colocado no 5º Prêmio Literário Sérgio Farina, categoria Prata da Casa, e terceiro no I Concurso Literário ICBIE 2015. Além disso, a antologia foi finalista em 2016 do Concurso Nacional de Criação Literária – Prêmio Editora Kazuá, categoria Prêmio Tatu de Contos e Crônicas.

Premiação

O II Concurso Literário Internacional Palavradeiros premiará os finalistas, do primeiro ao terceiro lugar, nas categorias Conto e Poesia. O concurso faz parte da programação do Festival Literário Harmonia e Ritmo, no dia 26 de janeiro, no Espaço União Operária. Os prêmios serão em dinheiro e em livros.

Está previsto ainda o lançamento da antologia composta pelos seis poemas e contos finalistas no concurso, além de textos literários dos poetas convidados Zanny Adairalba e Rodrigo Mebs. O livro será disponibilizado gratuitamente na internet. Esta edição do concurso literário foi parcialmente custeada por recursos angariados em financiamento coletivo.

Eliane Araújo – O objetivo do concurso é incentivar a produção literária e descobrir novos talentos da literatura. Esta edição do concurso literário homenageia a professora Eliane Araújo, por sua atuação de incentivo à leitura, no ensino de Língua Portuguesa e Literatura, em Juiz de Fora (MG) e Boa Vista (RR), durante cerca de 30 anos de magistério, nos séculos XX e XXI.

Sarau – Após a solenidade de premiação, está previsto um sarau literário. O microfone estará aberto para participações dos interessados. “Quem quiser, pode declamar ou ler um poema, contar uma história, cantar, dançar.

Toda arte será bem-vinda”, declarou um dos organizadores da programação, Aldenor Pimentel. Haverá ainda na programação exibição de filmes curta-metragem, apresentações de dança e esquetes teatrais.

Aldenor Pimentel – Natural de Boa Vista (RR), Aldenor Pimentel é jornalista, poeta e escritor. Recebeu mais de 30 prêmios e menções honrosas em concursos literários nacionais e internacionais. Também é autor da obra Deus para Presidência (2015), selecionada em chamada pública e lançada originalmente em Portugal.

Mantém o blog O Estado da Arte de Aldenor Pimentel, escreve para a coluna Letras Políticas, do Portal da Escrita, e é colaborador da Revista Pacheco, revista literária on-line. Organiza ainda o Concurso Literário Internacional Palavradeiros, na sua segunda edição.