Cotidiano

Esgoto estourado preocupa moradores

Tomado pelo mato, o local fica próximo à Escola Estadual Fernando Granjeiro de Menezes

Moradores do bairro Caranã, na zona oeste da capital, procuraram a Folha na sexta-feira, 19, para reclamar da situação de um terreno baldio localizado na avenida Emília da Silva Lavor. 

Conforme o trabalhador autônomo Sandro Dresch, 31 anos, além do mato alto, o transbordamento de dejetos da rede de esgoto incomoda muita gente. O mau cheiro fica insuportável, principalmente no final da tarde.

“Sou morador do bairro há quatro anos. De uns seis meses para cá começou o problema de transbordamento. Tem dias que o odor é tão forte que fica impossível permanecer em casa”, comentou.

Dresch, informou que várias solicitações foram encaminhadas aos órgãos competentes. O último comunicado, endereçado à Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr), faz 15 dias.

“No último contato que fiz, eles ficaram de encaminhar uma equipe. A estimativa era de que apareceriam no prazo de 3 a 7 dias, o que não aconteceu”, destacou.

Sem obter resposta ao pedido, o autônomo teme o que possa acontecer futuramente. Entende que o acúmulo de sujeira pode acarretar infecções perigosas aos moradores.

“Como você pode perceber, esse esgoto fica bem próximo da escola [Fernando Granjeiro de Menezes], onde tem muita criança transitando. Além disso, tenho um filho de 3 meses, e eu temo que ele adoeça por conta dessa situação”, relatou.

Outra moradora impaciente com a situação é Esterlita Mesquita. A aposentada de 70 anos comentou que por conta da sujeira, algumas pessoas aproveitam para lançar mais lixo na localidade, aumentado os riscos a quem reside nas proximidades.

“Teve um dia que meu neto e eu flagramos um rapaz jogando restos de animais mortos naquele terreno. Até chamamos a atenção dele, mas ele nos ignorou”, complementou.

PREFEITURA – Sobre a questão da falta de limpeza, a Prefeitura de Boa Vista informou, por meio de nota, que a Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças (SEPF) vai enviar uma equipe da fiscalização para verificar o terreno e que multará o proprietário, caso se confirme a denúncia.

“De acordo com o Código de Postura do Município, a limpeza de terrenos baldios é da responsabilidade do proprietário”, complementou.

A nota destaca que a população pode ajudar os trabalhos da Secretaria, denunciando a situação de terrenos abandonados por meio da Central de Atendimento ao Cidadão 156.

CAERR – Em nota, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) informou que por causa das constantes quedas de energia, na capital, alguns equipamentos são danificados. Esse é o caso da Estação Elevatória do bairro Caranã.

“A Caerr esclarece que o equipamento não voltou a operar de forma automática no momento em que o fornecimento de energia elétrica foi regularizado. Por isso foi necessária a visita de uma equipe técnica, para averiguar a situação e realizar a manutenção corretiva”, destacou.

A nota complementa ressaltando que os equipamentos estão novamente funcionando, o que deve resolver o problema de transbordamento da avenida Emília da Silva Lavor.