Cotidiano

Esgoto vaza no meio da rua e crianças adoecem

Um esgoto estourado e vazando há mais de uma semana na Rua Raimundo Rodrigues Coelho, antiga N-17, no bairro Doutor Sílvio Botelho, está tirando o sossego de toda a vizinhança. Moradores denunciam que as crianças se contaminam com a água ‘podre’ e adoecem. Eles alegam que já comunicaram a Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer), mas que até o momento, segundo eles, nada foi feito.

Ontem pela manhã na frente de sua casa, na antiga Rua N-17, o operador Manoel de Morais, de 77 anos, conversou com a reportagem da Folha e mostrou o problema. Ele reclamou do forte odor e alertou para os riscos à saúde pública. O esgoto transbordou e a água escura e fedida tomou conta da calçada e da rua.

“Isso aí é um risco para todos nós. Já comunicamos a Caer, mas até hoje ninguém veio. Pagamos taxa de esgoto, mas esta parte da rua só tem uma tubulação pequena que não suporta mais a demanda. É preciso que haja obra de esgotamento sanitário aqui”, cobrou seu Manoel.

A água podre fica empossada na frente de uma vila, onde várias famílias moram. Nas imediações também moram inúmeras crianças. O risco de contaminação é iminente. “Isso aí atrai ratos, baratas e outros insetos, sem contar que a água parada pode virar criadouro do mosquito da dengue. Esperamos que alguém tome providências, o quanto antes”, reclamou outra moradora. (AJ)
 
Caer diz que já mandou equipe

A assessoria de Comunicação da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), por intermédio da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, informou em nota emitida ontem à tarde que a empresa estatal já havia enviado uma equipe ao endereço mencionado e que todas as providências foram tomadas para solucionar o problema.

A nota ainda alerta para que os moradores não joguem lixo nos bueiros, pois na maioria das vezes, conforme a Caer, os bueiros entopem com lixo domiciliar, galhadas e entulhos. A nota orienta a população a ter cuidado, pois o uso inadequado do esgoto pode comprometer toda a rede da rua e até a rede das residências.

Para reclamações e dúvidas, a população deve entrar em contato com os canais de comunicação da empresa, pelo site www.caer.com.br, pelo aplicativo Caerr Mobile, disponível para sistema Android, e pelo 0800-280-9520. (AJ)