Cultura

Especialista explica como devem ser os primeiro cuidados com a boca do bebê

A importância dos hábitos de higiene deve ser apresentada desde cedo para as crianças. O mesmo deve ser aplicado quando se trata do cuidado bucal. Para a implantodontista Helen Suzane Oliveira, a criança que aprende a tratar dos dentes e da boca desde cedo vai manter esse hábito pelo resto da vida.

Segundo Helen, é importante prevenir a doença cárie mesmo antes dos primeiros dentes e é fundamental a conscientização dos pais sobre a transmissão da flora bacteriana cariogênica, que passa, principalmente, dos familiares para o bebê. “Os pais devem ser devidamente orientados pelos profissionais de saúde sobre a importância da higiene oral do recém-nato antes, durante e após a erupção dos primeiros dentes”, ressalta.

A especialista explica que para cada idade é necessário tomar uma série de medidas. Uma delas é não experimentar o sabor ou a temperatura do alimento na mesma colher ou copo oferecido ao bebê de 0 a 6 meses.

“Assoprar o leite e/ou mastigar a comida para o recém-nato são atitudes que podem viabilizar o aparecimento da doença cárie, ocorrendo a transmissão de bactérias patogênicas, quando os pais não possuem saúde bucal; iniciando, desse modo, a formação de uma flora cariogênica na cavidade oral do bebê”, diz.

Por volta dos seis meses, sendo normal ocorrer antes ou após essa época, os dentinhos estão prontos para romper a gengiva, o bebê baba excessivamente, fica irritado e inquieto, podendo levar as mãozinhas à boca e mastigar o objeto que estiver ao seu alcance.

“Deve-se ter cautela porque pode ferir sua gengiva. Para evitar que isto aconteça, ofereça um mordedor de borracha ou ainda pode massagear sua gengiva com o dedo limpo”, explicou.

Conforme a especialista, é necessária a higienização dos dentinhos assim que surgir o primeiro. Para isso, utiliza-se uma escova pequena, com cerdas planas e extramacia.

“A mãe, pai ou responsável pode molhar a ponta da fralda ou de uma gaze em água filtrada ou fervida e começar a limpeza oral, esfregando todas as superfícies da boca de tal forma que se removam os detritos alimentares”, relata.

O ato deve se tornar um hábito diário, sendo os responsáveis conscientizados sobre a real necessidade da higiene oral do bebê mesmo que este ainda não possua dentes.

“Com isto você estará habituando-o ao ato de higiene e preparando o ambiente bucal para a chegada dos dentinhos. Quanto mais cedo for a manipulação na cavidade oral dos bebês, mais receptivos estes serão em relação aos cuidados com sua saúde bucal”, disse.

Todo o cuidado é importante porque todos os tipos de leite provocam cárie e todo bebê que tem dentes já pode adquirir cárie. Após o bebê se alimentar, ou, no mínimo, à noite, depois da última amamentação, a língua, a parte interna da boca e a gengiva precisam ser higienizadas.