Cultura

Especialista explica como funciona o medo de lugares fechados

É bem comum que ninguém gostaria de permanecer num lugar fechado. Um dos instintos primitivos do ser humano mais preservado até hoje é a sensação da liberdade, de ir e vir sem ser incomodado. De acordo com o psiquiatra Alberto Iglesias, o confinamento normalmente aumenta a ansiedade, seja pra fazer um exame de rotina num aparelho de ressonância magnética, seja pra fazer uma viagem de avião. “Por exemplo, sabemos que tem voos com mais de 24 horas de duração, com as devidas conexões, realmente não é uma tarefa fácil para qualquer pessoa”, conta o médico.

Mas se todos os dias milhares e milhares de pessoas passam pelo menos alguns instantes em locais fechados e confinados, porque alguns sentem medo e aversão só de imaginar esta situação?

Para o especialista, entrar em pânico numa situação destas já diz que o medo de lugares fechados precisa de tratamento profissional. “Sintomas como falta de ar, coração disparar, aperto no peito, nó na garganta, sensação ruim na cabeça, enjoo, mal estar geral, sensação de desmaio ou que vai perder os sentidos do corpo podem acontecer”, relata.

Iglesias explica que não se sabe ao certo qual é a causa da Claustrofobia.

“Acredita-se que pode ser Genética, Traumas de Infância (muitas vezes a situação claustrofóbica é relembrada até na fase adulta), Claustrofobia transmitida pelos pais (medo induzido pelos pais na infância) e repressão vivida no passado (a claustrofobia apenas reflete emoções de sufocamento, como cobranças excessivas, desrespeito, desvalorização e negação de sentimentos)”, avalia.

 Apesar de ser um medo perturbador e as crises de pânico limitarem as atividades do paciente, o tratamento profissional com terapia e medicamentos são bastante eficientes. Os familiares, ao perceberem os sintomas do paciente, devem indicar o tratamento correto e evitar minimizar a situação.

O tratamento de qualquer tipo de fobia, contando com a claustrofobia, é realizada a partir de métodos psicológicos. Dependendo de cada caso, os métodos podem ser variados. Quando uma pessoa tem claustrofobia, ela pode apresentar alguns sintomas específicos durante um ataque de ansiedade em um ambiente restrito.

Sintomas físicos

*Sudorese elevada

*Frequência cardíaca aumentada

*Hiperventilação

*Falta de ar

*Frivolidade

*Náuseas (enjoo)

*Desmaio

*Pavor do dano ou doença real

*Tremedeira

*Sensação de asfixia

*Ondas de calor ou calafrios

*Dor ou sensação de aperto no peito

*Dor de cabeça

*Tontura

*Sensação de desmaio

*Boca ressecada

*Zumbido no ouvido

*Desorientação ou confusão

*Vontade de ir ao banheiro

*Formigamento ou dormência dos membros do corpo

*Medo de desmaiar, perder o controle e de morrer.

*Pavor intenso