Cultura

Especialista fala sobre a importância de uma boa alimentação

O Dia Nacional da Saúde e Nutrição é celebrado anualmente no Brasil em 31 de março. Esta data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação.

Esse dia é o escolhido para que as pessoas possam pensar na sua própria saúde e hábitos alimentares. Também serve para que as instituições, públicas e privadas, reflitam sobre como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável nessa área.

De acordo com a nutricionista Andressa Dabela, ter uma boa alimentação é mais do que satisfazer simplesmente a fome. Uma alimentação saudável tem que incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, e isso leva a um aumento da qualidade de vida.

“Uma dica para uma melhor nutrição é consumir menos alimentos processados e passar a ingerir mais produtos naturais e frescos”, relata. A atividade física regular também é benéfica para a saúde e tem efeitos na resposta do corpo à absorção dos nutrientes.

A dica da nutricionista é montar um calendário de refeições saudáveis com aquilo que cada região oferece. “Você pode observar que os alimentos de cada região têm uma relação à necessidade de cada pessoa, por exemplo, a água de coco é um alimento muito comum para a região onde tem muito sol, automaticamente, por meio da alimentação, a pessoa está produzindo um protetor solar super eficiente”, conta.

Criar uma receita com produtos naturais e frescos é outra dica importante. “Evitar dietas indicadas por revistas sem uma pesquisa científica e profissionais, muitas pessoas querem estipular dietas que não são de acordo com o seu biótipo, por exemplo, muitas pessoas procuram por suplementos alimentares, produtos que são mais indicados para atletas”, explica.

Pesquisa
Uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que a cada ano, cresce em 1,5% o número de pessoas acima do peso no país e que 52,1% da população masculina, e 44,3% da feminina estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima da média. Ou seja, praticamente metade da população está acima do peso ideal.

Para mudar essa realidade, o nutricionista pode atuar desde restaurantes, industriais, rede hospitalar, atenção básica à saúde, como na docência, ensino e pesquisa, na construção de novos produtos e na alimentação adequada e saudável para a população, além da dieta em função do exercício físico, assim como na rotina escolar.

“Não é necessário deixar de comer determinados alimentos para ter uma alimentação saudável, apenas fazer a combinação certa de alimentos, na quantidade adequada, e adotar algumas regras no seu dia a dia. Siga uma alimentação o mais natural possível e tente evitar refeições com produtos industrializados, que possuem altas quantidades de sódio e podem, em longo prazo, comprometer a manutenção da qualidade de vida.” relata.

Aqui ficam algumas dicas e regras para uma alimentação saudável:

Tome o pequeno-almoço

Uma alimentação saudável começa sempre por um café saudável e equilibrado. A primeira refeição do dia é essencial para carregar energias e deve fornecer uma boa parte de nutrientes para o organismo.

Um pequeno-almoço saudável deve incluir cereais, leite meio gordo ou magro e frutas. Estes alimentos proporcionam nutrientes valiosos, ajudando a prevenir a vontade de ingerir snacks pouco saudáveis a meio da manhã.

Faça de 4 a 5 refeições por dia

É muito importante fazer refeições ligeiras ao longo do dia, não passando longos períodos de tempo sem comer. Não ficar mais do que 3h/3h30 sem comer durante o dia é uma das principais regras para uma alimentação saudável.

Fazer pequenos lanches com fruta, iogurte, batidos com leite meio gordo, algumas nozes ou sementes de girassol, podem ser valiosos contributos para o aporte de nutrientes, energia e fibra. Para, além disso, é ainda uma forma de evitar comer demais à hora das refeições.

Consuma 5 porções de frutas e verduras por dia

Estabeleça o objetivo de ingerir pelo menos 5 porções de frutas e vegetais todos os dias. Coma, por exemplo, 3 peças de frutas por dia, mais 2 porções de hortícolas, que podem estar incluídas na sopa ou como acompanhamento da refeição. Facilite preparando batidos de frutas, sopas de hortaliça e/ou escolhendo frutas como lanche.