Cultura

Espetáculo aborda questionamentos sobre a identidade

Dessa vez, a apresentação ocorre no Teatro Municipal localizado na Av. Glaycon de Paiva. A entrada é franca.

Como você busca sua própria identidade? Você conhece os monstros que habitam em você? Essas são algumas das reflexões que o espetáculo ‘Olhai por nós’ instiga o público a fazer. Pela primeira vez, em Boa Vista, a peça é apresentada pelo grupo Lamira Artes Cênicas de Tocantins, dentro da programação do Sesc Amazônia das artes. 

Dessa vez, a apresentação ocorre no Teatro Municipal localizado na Av. Glaycon de Paiva (São Vicente) nesta quarta-feira (25), a partir das 20 horas. A entrada é franca, mas a Classificação é de 16 anos.  A apresentação conta com o apoio da Prefeitura de Boa Vista por meio da Fetec – Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista.

Durante a apresentação, a companhia utiliza instrumentos musicais e objetos diversos (manipulados e no cenário), todos acrescentando, sugerindo ou compondo significados. O espetáculo conta com música ao vivo, atuação e coreografia. A ideia foi usufruir da liberdade que há no diálogo entre as artes e na potência de seus recursos, para concretizar a mensagem.

Sinopse

“Olhai por Nós” provoca no expectador questões acerca da sua identidade, utilizando elementos da vontade e da crença que estão sempre além do cotidiano. Sugere a existência de uma força no “acreditar em algo”, na sutileza da esperança, nos caminhos que levam os seres humanos na busca por se tornarem pessoas melhores. Instrumentos musicais diversos oferecem sonoridade específica e especial dentro da cena. Um enorme preenchimento de sentidos, presente nos objetos cênicos, cenário e figurinos. O espetáculo é assim, um convite para um olhar mais tolerante para com a grandeza da diversidade humana.

Ficha Técnica

A ficha técnica do espetáculo é composta por: Caroline Galgane – elenco e direção geral; João Vicente – elenco, direção artística, coreografia e cenografia; Diogo Lima – elenco; Vanessa Oliveira – elenco; Fernanda Vianna – direção dramatúrgica do gesto; Marco França – direção musical; Vinícius Della Líbera – direção de formas animadas; Lúcio de Miranda – iluminação; Adriana Vaz e Rogério Romualdo – figurino; Vivian Oliveira – cenotécnica; e Fred Patriarca, Adailton Bispo e Renato Moura – caixotes cênicos. A duração é de 60 minutos.

Lamira Artes Cênicas (TO)

É um grupo de artes cênicas tocantinense que busca, na fisicalidade, o ponto de interseção entre dança, teatro, circo e música para a construção de sua estética. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas, fomentando, fortalecendo e desenvolvendo as artes cênicas como linguagem cultural. Desde seu início, a LAMIRA constrói espetáculos que servem de referência estética à capital onde está inserida. Representando a produção cênica tocantinense pelo Brasil, a Cia. já circulou por mais de 90 cidades em 25 estados e Distrito Federal, passando por todas as regiões do País, e atingindo um público de mais de 46 mil pessoas.

Dentre os espetáculos já criados, estão: “Do Repente” (2012); “Fela da Gaita” (2012); “Adorno da Realidade (2012); “Gibi” (2013); “Olhai por nós” (2015); e “Maturando” (2016).