Entretenimento

Espetáculo conta a história da artista popular Nina Abreu

O espetáculo será a atração do Amazônia das Artes nessa quarta-feira (04) no Sesc Mecejana. A entrada é franca.

“Nina Brincadeira de Menina” é uma narrativa concebida sobre histórias de vida e arte da artista popular e artesã Nina Abreu, de Abaetetuba no PA, hoje com 81 anos de idade. O espetáculo será a atração do Amazônia das Artes nessa quarta-feira (04), no Sesc Mecejana. A entrada é franca.

Nina é um dos nomes significativos entre os artesãos do brinquedo de Miriti, brinquedo tradicional feito da bucha natural proveniente da árvore do Buriti, produzido por artesãos de Abaetetuba e vendidos em Belém durante a comemoração das festividades do Círio de Nazaré.

O espetáculo mostra Nina, cidadã ilustre de Abaetetuba, que construiu sua história ligada à arte popular e manteve em toda sua vida, relação sempre agregadora, com as crianças e jovens de sua cidade.

O trabalho foi construído com bases na memória da própria Nina, coletados em entrevista pela artista Ester Sá, que foram amalgamados e depois transformados em texto para a cena narrativa desta contação de história.

A artista foi buscar na infância de Nina histórias que a conectassem com adulta brincante na qual se transformou, mantendo viva dentro de si a sua criança. “Uma merecida homenagem a esta artista e também a todos que mantêm vivos dentro de si a capacidade de brincar. Memória, afetividade, e história cultural se entrelaçam nesta narrativa, que contemplam um ciclo de pesquisa da artista proponente, no sentido de investigar narrativas reais e levá-los ao palco para o compartilhamento com outras pessoas”, explica a artista. O trabalho tem a concepção visual e a consultoria artística de Aníbal Pacha.

Amazônia das artes

O circuito Amazônia das arte é realizado pelo Sesc e reúne apresentações de dança, música, teatro, performance e cinema durante o mês de julho. Ao todo são trinta e uma mostras de artes visuais, oitenta e um espetáculos de artes cênicas que contemplam dança, teatro e circo, quarenta e seis apresentações musicais, exposições de trinta e seis obras audiovisuais, doze trabalhos literários e quatro intervenções urbanas.

Em dez anos, foram realizadas mais de 1.500 apresentações com mais de 700 artistas dos estado.

“Uma oportunidade ímpar para que artistas criem laços com o público, compartilhem suas experiências e técnicas, fortalecendo assim a produção artística na Amazônia”, afirmou Renato Barbosa, coordenador de cultura do Sesc Roraima.

Serviço
NINA BRINCADEIRA DE MENINA (literatura)
Artista: Ester Sá (Pará)
Local: Teatro Jaber Xaud (Sesc Mecejana)
Data: 5 (quarta-feira) – 20h
Entrada Franca