Cultura

Espetáculo cultural comemora a chegada do ano novo Chinês

A apresentação acontece no sábado (28) no Espaço Malokômbia no Santa Cecília

Com a chegada do Ano Novo Chinês, o Espaço Malokômbia realiza um espetáculo cultural neste sábado, 28, com as danças milenares Odissi e Kung Fu Shaolin do Norte. O espaço cultural fica localizado na Rua Noel Rosa 346, bairro Santa Cecilia, no município do Cantá.

O recital de dança Odissi será interpretado por Beatriz Brooks do grupo Locômbia Teatro com participação especial de Rachel Camargo; as demonstrações de Kung Fu estarão a cargo do Professor Tadeu Fernandes da escola Shaolin do Norte.

Os ingressos podem ser comprados na hora, no valor de R$ 10 reais. Segundo Beatriz Brooks, o kung fu e a dança estão intimamente ligadas por contar a história dos povos orientais.

“A dança, assim como o kung fu, são exercícios de movimentação criados para aumentar o fluxo do Chi e a força. Estes movimentos foram baseados no Yoga indiano com exercícios respiratórios que associava movimentos de 18 principais animais encontrados na fauna indochinesa” explica.

Beatriz Brooks e Orlando Moreno comemoram trinta anos de resistência no fazer teatral. Eles são os responsáveis pelo Espaço Cultural Malokômbia que realiza oficinas de arte, espetáculos de teatro e dança.

“O espaço se constitui como o primeiro Centro de Pesquisa de Artes Cênicas Independente do Estado de Roraima, desde o ano 2011, vem se realizando projetos, oficinas, intercâmbios, residências artísticas, ensaios e apresentações culturais”, relatou Beatriz Brooks.

O grupo começou seu trabalho profissional no ano de 1984, na Colômbia.

Durante 15 anos, o grupo visitou diferentes culturas, ministrando oficinas de teatro e participando de festivais em países da América, Europa, Ásia e África. Em 2001 o grupo fixa residência no Brasil; em 2005 muda-se para Roraima, onde estabeleceu sua sede permanente.

“Os espetáculos que apresentamos inspiram-se nas situações da vida cotidiana, na literatura e nas tradições da cultura popular, mostrando uma poesia visual. Com uma linguagem familiar, as peças são direcionadas tanto ao público infantil como ao publico adulto” relata.

Ano Novo Chinês

O ano novo chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotadas por diversas nações do oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental, o calendário chinês. As diferenças entre os dois calendários fazem com que a data de início de cada ano novo chinês caia a cada ano em uma data diferente do calendário ocidental.

O calendário chinês é lunissolar, tem em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O ano-novo chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário.

Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze teriam se apresentado e Buda, em agradecimento, os transformou nos signos da Astrologia chinesa.
 
SERVIÇO
Apresentações de Dança Odissi e Kung Fu
Data: 28 de janeiro
Local: Espaço Circular Malokômbia
Endereço: Rua Noel Rosa 346, bairro Santa Cecilia
Hora: 20h
Informações: 981117042