Cotidiano

Estácio oferece serviço de atendimento gratuito a contribuintes para tirar dúvidas

O atendimento será feitos por acadêmicos de Ciências Contábeis. Alunos irão passar por um treinamento neste sábado (25)

Desde o início do mês de março, quando a Receita Federal abriu o prazo para a declaração do Imposto de Renda Exercício 2017, o Centro Universitário Estácio da Amazônia começou a oferecer o serviço de atendimento gratuito a contribuintes para tirar dúvidas e até prestar a declaração.

Neste sábado, dia 25, acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da instituição devem passar por um treinamento das 14h30 às 17h, no auditório da instituição, para ficar por dentro de todas as regras e mudanças do IR.

De acordo com o professor Rubens Savaris, coordenador do curso, desde que começaram a atender, os alunos, sempre auxiliados por professores, enviaram apenas 10 declarações, sendo que uma de um contribuinte que estava com salário bloqueado por não ter declarado o IR a dois anos.

Mais de 30 pessoas procuraram o NAF ( Núcleo de Apoio Fiscal), que funciona nas dependências do campus da Estácio no bairro União, para fazer consultas sobre quando e como declarar o IR, saber quais os documentos que precisam para fazer o ajuste, entre outros.
Entre as novidades para este ano, é que os contribuintes que quiserem incluir dependentes a partir de 12 anos em sua declaração precisarão apresentar o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) desses menores.

Os especialistas recomendam a fazer a declaração logo no início do prazo, para haver tempo hábil para corrigir informações ou obter documentos antes do prazo final para entrega, no dia 28 de abril.

Rubens Savaris informa ainda que nos dias 8, 15 e 22 de abril, alunos e professores da Estácio vão promover plantões para atendimento de contribuintes. Até lá, quem precisa dessa ajuda para fazer a declaração pode procurar o NAF de segunda à sexta-feira das 14 às 18 horas.