Cotidiano

Estado de emergência na França deve vigorar até maio de 2017

O governo vai pedir que Parlamento francês se pronuncie a respeito. O país foi arrasado por um sangrento atentado terrorista em 2015

Conselho de ministro da França anunciou neste sábado, 10, a prolongação do estado de emergência no país até maio de 2017. A medida foi implantada desde os atentados terroristas de novembro de 2015.

Além do novo primeiro-ministro francês, Bernard Cazeneuve, o encontro contou com a presença do conselho de ministro especial, para analisar a situação da segurança interna e o estado de emergência em vigor, concluindo que devia ser prorrogado até às eleições presidenciais de maio de 2017.

Cazenueve explicou que a razão da prolongação do estado de emergência se deve aos atentados ocorridos nas cidades Paris, Nice e S. Denis, em 2015. Essa é a quinta vez que a medida é estendida.

O governo vai pedir ao Parlamento para se pronunciar sobre a proposta até depois das eleições presidenciais de maio de 2017, na França. Bernard Cazeneuve, justificou a iniciativa pelo contexto político excepcional, acrescentando que nos próximos meses o país terá eleições presidenciais e legislativas.

“Este período de campanha eleitoral que será naturalmente marcada por numerosas reuniões públicas e comícios pode também constituir, infelizmente, um contexto de risco de atentados para aqueles que querem ferir o coração dos nossos valores democráticos e princípios republicanos”, disse.

Com informações da Agência Brasil.