Cotidiano

Estado tem 1,3 mil profissionais de Educação Física registrados no Conselho

Em alusão ao Dia do Profissional de Educação Física, no próximo dia 1º, Cref realizará programação voltada a profissionais e acadêmicos

No dia 1º de setembro é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física. Em Roraima, aproximadamente 1.300 profissionais estão registrados no sistema do Conselho Regional de Educação Física (Cref), mas o número cresce com frequência. Em alusão à data comemorativa, nesta sexta-feira, o Conselho elaborou uma programação voltada aos profissionais e acadêmicos da área.

Conforme a agente de Orientação e Fiscalização do Cref, Layla Coimbra, a programação contará com palestras de Regulamentação da Profissão e Fatores Críticos de Sucesso, além de uma mesa-redonda sobre o Cenário Atual da Educação Física em Roraima, além de três minicursos: um de Dança voltado à introdução dos ritmos, um de Recreação e outro de Estratégia de Trabalho para o Personal Training. Pela primeira vez a programação vai ser aberta aos futuros profissionais da área.

O curso de Educação Física é ofertado no Instituto Federal de Roraima (IFRR), Universidade Estadual de Roraima (UERR) e na Universidade Norte do Paraná (Unopar) na modalidade licenciatura. Para quem deseja o bacharel, o curso é oferecido no Claretiano e na Estácio Atual. Layla explicou que houve um aumento na procura pelo curso nos últimos anos e atribui o fato ao leque de setores em que o profissional pode atuar.

Pela licenciatura, o profissional é direcionado à área da educação, podendo dar aulas desde o maternal até o nível médio. Como bacharel, as áreas abrangem clubes de dança, desporto, consultorias e academias. “É a profissão do futuro. Felizmente, as pessoas estão se conscientizando cada vez mais em busca de qualidade de vida. E o profissional de Educação Física é o mais capacitado para dar todas as orientações”, disse.

MERCADO – Layla Coimbra destacou que ainda há deficiência de mercado na área de bacharelado, que é considerada como novidade, apesar de o mercado estar em constante expansão. Pelos poucos profissionais na modalidade de bacharelado, ela disse que ainda está sendo permitido que licenciados atuem como bacharéis para suprir o mercado. Isso é possível tendo em vista que o licenciado tem grades que contemplam a área. O bacharel, no entanto, não é permitido na área de licenciatura, uma vez que a demanda já é suprida.

PROGRAMAÇÃO – No dia 1º de setembro, a programação começa às 8h, com o credenciamento dos participantes. A programação será realizada no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Professor Antônio Pinho Lima, localizado na Avenida Chile, número 593, bairro Caranã, zona oeste da Capital. (A.G.G)

Irregularidades estão nas academias de ginástica

Qualquer local que envolva prática esportiva exige a fiscalização do Conselho Regional de Educação Física (Cref). A agente de Orientação e Fiscalização da Cref, Layla Coimbra, explicou que trabalha com visitas rotineiras e denúncias. Estas, por sua vez, costumam acontecer em academias, praças, clubes e condomínios que têm academia. “O carro-chefe das irregularidades e ilegalidades são as academias”, disse.

A agente explicou a diferença entre as situações. Na irregularidade, ela informou que o profissional costuma estar em débito com o Conselho, não porta a cédula no ato da profissão ou, quando porta, a cédula está vencida. Além disso, ela deu o exemplo dos provisionados, que só podem exercer a profissão dentro das áreas em que são habilitados, mas que na maioria dos casos atuam em outras áreas.

Os ilegais são os que não são graduados e atuam no lugar do profissional. Nesse quesito, ela afirmou que o maior índice são os acadêmicos que já se consideram personais em academias por malharem há bastante tempo. No flagrante, os envolvidos são mandados à delegacia para que as providências sejam tomadas, de acordo com a Lei de Contravenção Penal. Neste caso, Layla relatou que a causa já passa a ser judicial. (A.G.G)