Esporte

Estadual 2017 terá seis clubes e começa em março

A Federação Roraimense de Futebol (FRF) anunciou para a segunda quinzena de março o início do Campeonato Estadual de Futebol 2017. O anúncio foi feito no começo da tarde de ontem pelo presidente da entidade, Zeca Xaud, depois de reunir os presidentes dos nove clubes filiados à entidade máxima do futebol Macuxi em Conselho Arbitral.

Seis clubes confirmaram presença: GAS, São Raimundo, Baré, Roraima, Náutico e Real de São Luiz do Anauá. Ficaram de fora: Rio Negro, River e Progresso de Mucajaí. Nesta primeira reunião ficou confirmada a participação dos clubes e foi discutida a data de início e a forma de disputa, que ficaram para ser definida numa próxima reunião marcada para o dia 28 deste mês.

“Os clubes colocaram duas datas para início do campeonato, dias 17 ou 18 de março e ficamos de discutir isso na próxima reunião do Conselho Arbitral até porque a propostas é realizar os jogos as sextas-feiras e não aos sábados, fugindo das transmissões do futebol pela TV e dos desportistas de Roraima que costumam sair para as chácaras, fazendas e balneários, de modo que com os jogos as sextas teríamos mais público prestigiando nosso jogos”, afirmou. “Mas isso será definido entre os presidentes de clubes na próxima reunião”, disse.

A forma de disputa e o sorteio da tabela também só serão confirmados no dia 28 de janeiro. Xaud informou que duas propostas foram apresentadas para a forma de disputa. A primeira em dividir os seis clubes em duas chaves de três, com os clubes da Chave A jogando contra os da Chave B e o primeiro colocado de cada chave decide o campeão do Primeiro Turno e no Segundo Turno seria como jogos entre clubes da mesma chave e os dois melhores decidiriam o Returno.  

A outra seria de todos contra todos em Turno e Returno por pontos corridos.