Cultura

Estar abaixo do peso ideal pode ser mais perigoso à saúde do que a obesidade

O mundo não é dos magrinhos e nem dos gordinhos. Conviver com esse vai e vem da balança é uma constante na vida de muitas pessoas e grande parte delas gostaria de perder bastante peso e ficar com o corpo das modelos que vemos nas revistas e na televisão. Mas você sabia que estar abaixo do peso considerado ideal pode ser tão perigoso ou mais do que estar obeso? Isso mesmo, a magreza excessiva pode ser tão letal quanto o acúmulo de tecido adiposo.

Alguns dos principais fatores associados ao baixo peso é desnutrição, consumo excessivo de álcool ou drogas, tabagismo e problemas de saúde mental. Os resultados servem como alerta a pessoas que restringem muito a alimentação ou que se exercitam exageradamente.

De acordo com a nutricionista Andressa Dabela, estar abaixo do peso é tão prejudicial quanto estar acima do recomendado. Toda vez que se sai da margem de eutrofia ou normalidade ficamos com riscos de ter qualidade de vida diminuída.

No entanto, engordar é uma tarefa igualmente difícil, e pode ser bastante frustrante, gerando até mesmo um quadro clínico. Por isso, para começar a engordar, a primeira coisa a ser feita é ir a um médico. Descartando qualquer doença ou problemas de saúde, algumas estratégias podem ajudar a engordar de forma saudável, efetiva e em longo prazo.  

“Primeiramente, o paciente deve ser avaliado por um nutricionista que irá elaborar a dieta com gorduras saudáveis, qualidade de proteínas e bons carboidratos, porém cada indivíduo responde e reage de forma diferente. Portanto, somente o nutricionista deve fazer esse acompanhamento para não ter erros como exagerar em fastfoods para ganhar peso”, explica.

O IMC (índice de massa corpórea) foi criado para medir os níveis de gordura no corpo e é calculado com base na altura em metros e no peso em quilos. Esse índice é tão importante, que é reconhecido mundialmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e utilizado em todos os países.

Aumentar o consumo calórico é a melhor maneira para manter ou ganhar peso, caso tenha perdido muito peso devido a alguma doença, por exemplo. Escolher os alimentos, nesse caso, é o segredo para aumentar o peso, mas sem perder saúde.

“Pode parecer estranho, mas nosso organismo sabe quando estamos abaixo ou acima do peso e quando a alimentação fica equilibrada o próprio organismo dá conta de armazenar ou aproveitar somente o que precisa no momento”, ressalta a nutricionista.

A primeira dica da nutricionista é comer com frequência. O corpo é como uma máquina que está sempre ligada, por isso é preciso comer a cada três ou quatro horas e reabastecê-lo. Ficar sem comer por um período longo ou mesmo pular refeições faz com que o corpo fique sem “combustível” para funcionar, e infelizmente pode até buscar essa energia consumindo massa muscular.

“Aliado aos alimentos bons como massas integrais, gorduras boas como azeite e óleos vegetais, abacate, castanhas e nozes, proteína animal com baixo teor de gordura e quando necessário o uso de suplementação indicado pelo nutricionista, junto aos alimentos está a pratica de exercícios, já que não é indicado aumentar o peso com gorduras e sim com massa muscular”, finaliza a nutricionista.