Cotidiano

Estrutura começa a ser montada na Praça Fábio Paracat

A festa este ano inicia nesta sexta-feira, 24, e termina na terça-feira, 28

A Prefeitura de Boa Vista deu início nesta semana a montagem da estrutura do carnaval 2017 na Praça Fábio Marques Paracat. No local, as barracas da praça de alimentação já estão em fase de finalização. Os foliões vão contar com 15 barracas onde serão comercializados os mais variados pratos da culinária regional, além de 95 espaços com ambulantes distribuídos por toda avenida Cap. Ene Garcez. A festa se inicia nesta sexta-feira, 24, e termina na próxima terça-feira, 28.

A festa este ano contará com várias atrações, entre elas o Cortejo Momesco com a banda de música do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), Banda Show Nota 10, apresentação do Rei Momo e Rainha do Carnaval, baile show com a Banda Confete e Serpentina, show com Ranoldo Alves e Banda, baile da melhor idade, baile infantil e muitos outros.

O corredor da folia para os blocos será a avenida Cap. Ene Garcez, que estará interditada na sexta-feira, 24, a partir das 18 horas. Blocos credenciados e blocos convidados prometem animar os foliões durante as cinco noites de festa.

 

SAÚDE

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde se preparam para sensibilizar os foliões sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis DSTs, HIV/AIDS e sobre a importância do uso de preservativos. A secretaria estará com stand todos os dias de festa, alertando a população para os cuidados.

Também serão distribuídos mais de 20 mil preservativos masculinos e femininos. A equipe de saúde dará informações sobre os serviços disponibilizados nas unidades básicas de saúde. Diariamente, os profissionais também vão orientar sobre medida de prevenção, a Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP), disponibilizada pelo estado.

 

RECREAÇÃO INFANTIL

Durante as cinco noites de folia, as equipes da Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges), farão rondas para combater o trabalho infantil, além de ofertar atividades lúdicas para as crianças em um espaço montado na Praça de Eventos Fábio Marques Paracat especialmente para elas. No local, também será montado o cantinho da amamentação e o fraldário, preparado pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais, para que mamães e bebês possam ter um espaço tranquilo e aconchegante durante a festa.

Os profissionais da Semges ainda farão abordagens sociais e ações preventivas no acolhimento às famílias e no acompanhamento de integrantes de programas sociais que participarão da folia, como é o caso do projeto Crescer.

Em todos os grandes eventos promovidos pela Prefeitura de Boa Vista, a Semges desloca equipes responsáveis por coibir qualquer tipo de prática envolvendo exploração do trabalho infantil ou exploração sexual. E essa ação acontece em conjunto do Conselho Tutelar e Guarda Civil Municipal, que são acionados quando necessário.

 

SEGURANÇA

A Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) definiu alguns pontos de isolamento durante os cinco dias de carnaval da Prefeitura de Boa Vista. No primeiro dia de festa, será isolada a rotatória do Centro Cívico, do estacionamento da torre da Embratel, para a passagem do trio elétrico que irá até a Paracat. O bloqueio será das 18h às 22h. As ruas laterais que seguem até a Paracat também devem ser isoladas.

Algumas vias que dão acesso à avenida Ene Garcez serão interditadas a partir das 18 horas desta sexta-feira, 24. O bloqueio será feito da rua Coronel Pinto até a rua Dom José Nepote. O tráfego de veículos será desviado entre as avenidas Terêncio Lima e Forte São Joaquim.

Agentes de trânsito estarão no local fiscalizando e orientando os condutores. Serão duas equipes de fiscalização, uma ficará responsável pelo isolamento fixo das vias para garantir a segurança dos foliões. E a outra ficará nas ruas, atendendo as demandas durante a festa.

A exemplo dos anos anteriores, a Prefeitura de Boa Vista também atuará com o sistema de monitoramento por câmeras espalhadas por todo circuito onde ocorre o carnaval. Serão 24 câmeras acompanhando toda movimentação em tempo real. Além dos 60 Guardas Civis Municipais por noite, haverá ainda agentes de trânsito e 44 homens da Policia Militar atuando durante a festa.

 

ESPAÇO DO SERVIDOR

A Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas reservou um momento todo dedicado ao servidor público municipal no carnaval de 2017. O Bloco do Servidor de Valor vai passar pela avenida no dia 28, às 20h30, e promete arrastar uma multidão atrás do trio elétrico. Essa é uma iniciativa do Programa Servidor de Valor, que visa valorizar, incentivar e incluir o servidor nas atividades culturais de Boa Vista.  Todos os servidores municipais estão convidados a fazer parte do bloco. A participação é gratuita, basta que o folião vá caracterizado com qualquer fantasia para cair na folia.

 

REI MOMO E RAINHA DO CARNAVAL

Este ano, a Prefeitura de Boa Vista e Fundação de Educação Turismo Esporte e Cultura (FETEC) decidiram inovar e fazer diferente na escolha da realeza do Carnaval 2017. A escolha será feita pelo voto popular por meio de uma ferramenta eletrônica disponível no site oficial da prefeitura. Cinco candidatos estão concorrendo ao posto de Rei Momo e cinco candidatas ao título de rainha do Carnaval 2017.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Sexta-Feira – 24

20h – Cortejo Momesco com a Banda de Música Municipal do IBVM, Banda Show Nota 10 e Blocos livres.
21h20 – Apresentação Rei Momo e Rainha do Carnaval
21h40 – Baile Show com a Banda Confete e Serpentina.
23h – Show com Ranoldo Alves e Banda.

Sábado – 25

18h – Baile da Melhor Idade com a Banda Confete e Serpentina
20h – Blocos Convidados (Bafo de Onça e outros)
21h – Bloco Pão com Ovo (Banda Nativa)
22h – Blocos Convidados
23h – Bloco Papaxana (Ranoldo Alves)

 

Domingo – 26

18h – Baile Infantil com Ranoldo Alves e Banda
20h – Blocos Convidados (Dos três, Do Fusca, e outros)
21h – Bloco Porca que Fuça (Banda Brasileirinho)
22h – Blocos Convidados (Felicidade Boa Vista e outros)
23h – Bloco Coração Folia (Bateria Show Nota 10)

 

Segunda-Feira – 27

19h – Blocos Convidados
21h – Bloco dos Palhaços (Banda Xama na Pegada)
22h – Blocos Convidados (Me Beija, Show de Bola e outros)
23h- Bloco Camaleão (Banda Forró do Gavião)

 

Terça-Feira – 28

19h – Blocos Convidados (Você Folia, Anjos Foliões e outros)
20h30 – Bloco Eu Amo Boa Vista (Servidor de Valor da PMBV)
21h – Bloco Quadrilheiros (Participação Especial Banda Marrakesh)
21h – Blocos Convidados
23h – Bloco Canaimé (Banda Tacalepau)

Com informações da Prefeitura de Boa Vista.