Cotidiano

Estudantes cobram reforma de prédio de escola em Rorainópolis

Alunos da Escola Estadual José de Alencar, localizada no Município de Rorainópolis, região Sul do Estado, cobram a reforma do prédio da instituição de ensino e denunciam a falta de merenda e de professores. Disseram que as paredes do prédio estão rachando, os banheiros não funcionam e não há sistema de ventilação nas salas. Eles relataram que a obra foi anunciada pela direção no início do ano letivo de 2017, mas até o momento nada aconteceu.

Uma estudante do 2º ano da instituição, que preferiu não se identificar, ressaltou que a cobrança já foi direcionada ao Governo do Estado, mas nada foi feito. Pela falta de ventilação nas salas, ela frisou que os alunos do período da manhã e da tarde são os mais prejudicados pela alta temperatura. Ela declarou que as centrais de ar só funcionam na biblioteca, secretaria, sala dos professores e direção.

A aluna destacou que a falta de professores é a pior deficiência da instituição. Prestes a finalizar o primeiro semestre do ano letivo, ela informou que um professor recém-chegado à escola está solicitando dos alunos, trabalhos referentes ao 1º bimestre do ano. “Já estamos em outros assuntos para serem estudados e ele quer coisa do início do ano”, relatou.

Os alunos também sofrem com a falta de livros para realizar trabalhos. Um estudante do 1º ano disse que tentou conversar com a direção da escola sobre a situação, mas não obteve sucesso. “Eles dizem que não têm culpa e que a escola não tem verba. Mas e o Estado? Estamos chegando no meio do ano e tem aluno que não teve aula de matemática ainda”, reclamou. Ele enfatizou que os diversos abaixo-assinados entregues à escola e ao governo foram em vão.

SEED – A Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) afirmou que o processo de licitação para a reforma da Escola José de Alencar está em andamento na Comissão Setorial de Licitação na Secretaria de Infraestrutura (Seinf). E que, assim que for concluído o processo, uma empresa será contratada para executar o trabalho.

A Seed destacou que há 12 anos a escola não recebe nenhum serviço de reparo. Durante a obra, os alunos serão remanejados para o prédio da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e para a Escola Antônia Tavares. Informou ainda que a instituição atende a 845 alunos, inclusive com Ensino Médio de Tempo Integral. (A.G.G)