Cotidiano

Estudantes criam projetos para amenizar problemas ambientais

Foguete de garrafa plástica, uso alternativo de pilhas, ar-condicionado sem energia elétrica estão entre as propostas apresentadas pelos acadêmicos de engenharia

Os alunos do curso de engenharia civil foram estimulados a desenvolver projetos que possam apresentar soluções sustentáveis para problemas ambientais. O trabalho foi desenvolvido no Centro Universitário Estácio da Amazônia e algumas ideias pretendem encontrar alternativas em benefício do meio ambiente.

Dentre os produtos e propostas criadas estão o foguete de garrafa plástica movido a bicarbonato e vinagre; o incentivo do uso de sacos de lixo nas cores dos cestos para separação de lixo; proposta de uso alternativo de pilhas para prevenir o descarte incorreto; ar-condicionado sem energia elétrica; projeto de lei para incentivar empresas que não poluem o meio ambiente; criação de uma empresa de reciclagem de lixo eletrônico; e a produção e customização de puffs ecológicos utilizando garrafas plásticas.

Os projetos foram desenvolvidos por 23 alunos matriculados na disciplina de Engenharia Sustentável que, de acordo com a professora responsável, Deborah Carneiro, os trabalhos tiveram como base o Prêmio Jovem Cientista (PJC) que em 2018 tem o tema “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”.

“Trabalhamos pensando na busca por inovação na conservação dos nossos recursos naturais e na consolidação das transformações sociais necessárias para o avanço da sociedade.  Por isso, elaboramos projetos e pesquisas fundamentais para o desenvolvimento de novas tecnologias que beneficiem o meio ambiente”, apontou a professora.

Deborah explica que os alunos foram divididos em grupos para a produção de um artigo seguindo as diretrizes do prêmio e também fazer a exposição do trabalho. Desta forma, alguns chegaram a um produto final e outros apenas apresentaram a teoria. Ela conta que por ser uma turma de primeiro semestre esse é o primeiro contato dos acadêmicos com projetos funcionando como uma prévia do que se esperar para o resto do curso.

“Para a Engenharia, esses projetos são muito importantes, pois trabalhamos com a premissa de que o engenheiro é o profissional que resolve problemas. E voltado para a disciplina Engenharia Sustentável acaba sendo mais importante, pois o engenheiro deve ter uma responsabilidade ambiental, assim como qualquer outro profissional”, finalizou.

Informações Ascom/Estácio