Cotidiano

Estudantes de Odontologia vão fazer ação educativa para foliões

Quem for participar do Carnaval, a partir de sábado, 25, encontrará uma ação educativa sobre a prevenção ao câncer de boca. Uma equipe de oito alunos do 4º semestre do curso de Odontologia da Faculdade Cathedral, estará o dia inteiro na barraca de saúde, na Praça Fábio Paracat, no bairro São Francisco, zona Norte.

Um dos membros do grupo, Maycon Hosein Khan, disse que serão distribuídos panfletos e adesivos explicando o que é a doença e como se proteger.

Preservativos também serão entregues aos brincantes, pois algumas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) acarretam o câncer ao atingirem a boca.

A população também responderá a pesquisa para medir seus conhecimentos sobre o tema, além de poderem aprender a se autoexaminarem. “Este exame pode ser feito sozinho em casa, a não ser que a pessoa tenha alguma dificuldade motora. Também, recomendaremos ir ao dentista pelo menos de 6 em 6 meses”, frisou Khan.

DISCIPLINA – Maycon Hosein Khan explicou que a atividade faz parte da disciplina Saúde Coletiva II, que começa ainda no 3º semestre do curso. O professor Johnatan Amorim foi o responsável pela idealização, mas partiu de uma colega do 7º semestre de Odontologia a estratégia de conscientizar as pessoas durante os festejos de carnaval, onde haverá um grande público.

Até o dia 10 de maio, as outras quatro equipes farão as suas ações sobre o câncer bucal. No semestre anterior, eles orientaram crianças em escolas municipais a respeito da importância da higiene bucal e da alimentação saudável.

CÂNCER – Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, dez em cada 100 mil homens e quatro em cada 100 mil mulheres têm tumores nos lábios, gengivas e outras partes da boca. O câncer de boca começa com feridas nos lábios e bocas há mais de 15 dias, com manchas e placas avermelhadas ou esbranquiçadas na boca, sangramentos, além de nódulos no pescoço, rouquidão constante e até dificuldades para falar, mastigar ou engolir.

É possível descobri-lo passando a mão pelo pescoço, bochechas e queixo atrás de lesões, abrindo a boca com o dedo e apalpando toda a cavidade também à procura de feridas. Deve-se ainda, pôr a língua para fora e verificar se há manchas. (NW)