Cotidiano

Estudantes de Roraima ainda podem prestar seletivos do IFRR e da Fares

Os interessados podem participar dos seletivos de Técnico em Agropecuária e em Aquicultura do IFRR e dos cursos de Administração, Agronomia, Enfermagem e Pedagogia da Fares

Depois da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos seletivos das Universidades Federal e Estadual, além da Faculdade Cathedral, os estudantes de Roraima ainda podem realizar os vestibulares de outras instituições de Ensino Superior.

IFRR – O Instituto Federal de Roraima (IFRR), por exemplo, está com inscrições abertas para cursos técnicos integrados em ensino médio, ou seja, aqueles em que o estudante cursa o ensino médio e o técnico no IFRR, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o ensino fundamental. O estudante obtém o certificado de conclusão do ensino médio e também a certificação de formação profissional de nível técnico na área do curso.

No Campus Amajari, estão abertas as inscrições aos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Aquicultura, ambos integrados ao ensino médio. São oferecidas 35 vagas em cada um com o prazo de inscrição até 3 de janeiro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pessoalmente na Coordenação de Registro Acadêmico (Cores), em horário normal de expediente. A sede do CAM fica na Rodovia Antonino Menezes da Silva, Km 03, no Município do Amajari.

O candidato deverá ter idade máxima de 17 anos completos e haver concluído o ensino fundamental até a data da matrícula. O seletivo está a cargo da Comissão Permanente de Processo Seletivo e Vestibular (CPPSV) do CAM. O edital está disponível no endereço http://amajari.ifrr.edu.br.

Com relação à educação à distância, o Campus Amajari está trabalhando para lançar ainda na primeira quinzena de dezembro, o primeiro processo seletivo com 240 vagas para o curso técnico em Agropecuária subsequente ao ensino médio na modalidade à distância. O seletivo será destinado a quem terminou o ensino médio.

As vagas ofertadas serão distribuídas em seis polos do Núcleo Educação a Distância/CAM: a sede de Uiramutã, comunidade de Araçá da Serra (Uiramutã), Raposa e Xumina, em Normandia, Taiano (Alto Alegre) e Truarú da Cabeceira (Boa Vista). O curso terá duração de um ano e meio, com carga horária de 1.240 horas.

Também está previsto para publicação na primeira quinzena de dezembro, o edital do vestibular 2018.1 do curso superior de Tecnologia em Aquicultura. Serão ofertadas 25 vagas no vestibular e dez vagas pelo Enem-Sisu. As inscrições estão previstas para o período entre 20 de dezembro e 5 de janeiro. Ainda está previsto o lançamento do edital para o processo seletivo do Campus Avançado do Bonfim.

FARES – O processo seletivo do vestibular da Faculdade Roraimense de Ensino Superior (Fares) para o 1º semestre do ano letivo de 2018 será realizado com a finalidade de selecionar e classificar os candidatos para ingresso nos seus cursos de graduação presenciais e a distância. As provas serão realizadas na sede da Fares, em Boa Vista.
Para o curso de bacharelado em Administração, serão 100 vagas, no turno vespertino noturno. Para bacharelado em Agronomia, serão 35 vagas e mais 65 vagas remanescentes referentes ao período de integralização do curso no período vespertino noturno.

Para o curso de bacharelado em Enfermagem, serão 100 vagas com 133 vagas remanescentes, sendo 233 no total, referentes ao período de integralização do curso com vespertino e noturno. No curso de licenciatura de Pedagogia, serão 100 vagas, no turno vespertino noturno. Por fim, o curso de licenciatura de Pedagogia à distância, com 150 vagas, no turno integral, aos fins de semana ou uma vez na semana.

As inscrições para o concurso vestibular para o 1º semestre de 2018 da Fares iniciaram no dia 30 de outubro e seguem até este sábado, 9 de dezembro, no período das 08h às 12h e das 14h às 21h, de segunda a sexta, na sede da Fares. No dia 9 de dezembro, as inscrições se encerram às 11h.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 30, que deverá ser pago pessoalmente na sede da Fares, no setor da tesouraria, situada na Avenida Presidente Juscelino Kubtischek, nº 300, bairro Canarinho. Será necessária a apresentação do documento de identidade original e uma cópia, o preenchimento da ficha de inscrição na Secretaria Acadêmica e o pagamento da taxa de inscrição diretamente na tesouraria da Fares.

As provas serão realizadas no dia do encerramento das inscrições, dia 9 de dezembro, no período da tarde, das 14h30 às 17h30. A previsão é que as matrículas aconteçam no dia 12 de dezembro.

UNIVIRR – A Universidade Virtual de Roraima (Univirr) informou que realizou dia 26 de novembro em parceria com o Campus Boa Vista do IFRR, o vestibular para os cursos de Ciências Biológicas e Matemática para os polos de Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí e São Luiz, com 350 vagas e total de 1.632 inscritos

Para o primeiro semestre de 2018 estão previstas ainda 1.050 vagas para os cursos de Administração, Geografia, Pedagogia, Biologia e Matemática. Além das graduações, a Univirr ofertou 800 vagas de pós-graduação e está com inscrições abertas para mais 200 vagas. (P.C)