Cotidiano

Estudantes de contabilidade tiram dúvidas sobre o Imposto de Renda

Cerca de 50 declarações já foram enviadas pelos acadêmicos por meio do NAF (Núcleo de Apoio Fiscal)

Quem ainda não acertou as contas com o Leão pode recorrer ao Mutirão do Imposto de Renda promovido pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia neste sábado, dia 8, das 9h às 17 horas, nos laboratórios da instituição de ensino superior que fica no bairro União, zona Oeste de Boa Vista.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis, Rubens Savaris, informou que, pelo menos, 32 acadêmicos devem se revezar nas orientações gratuitas sobre a Declaração Anual de Ajustes de IR à comunidade e ajudando a preencher as declarações dos contribuintes.

“A proposta de fazer um Mutirão com orientações do Imposto de Renda atende a premissa do exercício da responsabilidade social que é uma prática constante dentro da Estácio da Amazônia. Neste momento, é a equipe do curso de Ciências Contábeis que vai compartilhar informação e serviços que contribuem para a formação de um cidadão contribuinte consciente de seus direitos e obrigações”, destacou.

Rubens salientou não ser preciso fazer um agendamento prévio, mas lembrou que está sendo solicitada a doação de uma lata de leite em pó que será destinada posteriormente a entidades sociais.

“Basta comparecer com documento, informações de rendimentos, comprovantes de pagamento (despesas médicas e plano de saúde, despesas com instrução) e, se possível, a última declaração”, citou.

De acordo com o professor, até o momento, cerca de 50 declarações já foram enviadas pelos acadêmicos por meio do NAF (Núcleo de Apoio Fiscal), que desde março tem prestado o serviço.

Muitas pessoas também tem procurado o serviço para tirar dúvidas. “A participação é aberta a toda comunidade interessada e será um bom momento para tirar todas as dúvidas sobre as mudanças ocorridas este ano e prevenir erros que podem causar problemas futuros”, disse.

As principais dúvidas, segundo o professor, são sobre a obrigatoriedade em prestar a declaração e quais os documentos necessários.

“Como posso incluir os dependentes? No passado não fiz, esse ano eu tenho que fazer? Não tenho bens, estou obrigado a fazer declaração? Em todos os casos, começamos perguntando se a pessoa está com os comprovantes necessários, para analisar a situação”, concluiu o professor.