Cotidiano

Estudantes de mestrado e doutorado da UFRR reclamam de bolsas atrasadas

A Pró-Reitoria de Administração (Proad) informou que o repasse das bolsas depende da agenda do Governo Federal

Cerca de 30 estudantes de mestrado e doutorado da Universidade Federal de Roraima procuraram a Folha para reclamar do constante atrasos do pagamentos de bolsas universitária. Eles alegam que o atrado de pagamento prejudica o deslocamento para que cumpram com suas atividades.

A denúncia foi feita por estudants de Recursos naturais, sociedade e fronteira e Desenvolvimento da Amazônia, em sua maioria vindo de outros países como Colômbia, Honduras, e países africanos. Segundo os alunos, eles vem enfrentando o problema há aproximadamente quatro meses. Nesse período, eles já realizaram uma reunião para cobrar o pagamento com a reitoria, porém a falta de aviso e relacionamento dos estudantes com o setor é pequeno.

“Nosso projeto será apresentado no início do ano que vem, mas nossos estudos e pesquisas estão sendo prejudicadas, por que não temos dinheiro, não temos que pagar o aluguel, e nos preocupamos se o dinheiro vai cair ou não, os estudantes estão fora de casa, não temos com quem contar, apenas com essa bolsa, e nossas contas não esperam” explicou um estudante que preferiu não se identificar.

Segundo ele, o pagamento referente ao mês de novembro está em atraso há 14 dias. “O que é pior é que não há explicação para o atraso, entramos em contato com outros estudantes de Universidades Federais do país, e não existe esse atraso, só acontece aqui” ressaltou um.

Outro lado – A Pró-Reitoria de Administração (Proad) informou que o repasse das bolsas depende da agenda do Governo Federal, no repasse do recurso financeiro. Assim que a UFRR receber os recursos efetuará o pagamento das bolsas e informará a comunidade envolvida. O Magnífico Reitor Jefferson Fernandes do Nascimento está em contato com o MEC para liberação das bolsas.