Cotidiano

Estudantes denunciam depredação de Escola

Nesta quinta, alunos farão manifestação para externar as condições do prédio

Estudantes da Escola Estadual José de Alencar, localizada no município de Rorainópolis, região Sul de Roraima, denunciaram sobre as condições precárias do prédio.

A reportagem apurou que a Escola não oferece condições para comportar os alunos frente às atividades educacionais. Devido ao problema, eles pretendem realizar uma manifestação na porta da Escola, nesta quinta-feira, 25, para alertar as autoridades sobre as dificuldades que tem enfrentado cotidianamente.

“Na Escola José de Alencar, tudo está destruído e danificado. Estamos ocupando salas improvisadas. O inverno também agravou a problemática do prédio, o telhado está para cair sobre nossas cabeças em razão das goteiras”, destacaram os alunos.

Os estudantes também ressaltaram que a Escola não fornece merenda com regularidade.

“Quando tem merenda, eles servem apenas suco e bolacha. Outro problema grave são os banheiros da Escola que estão todos quebrados. Nesta quinta-feira, mostraremos à sociedade as dificuldades que enfrentamos para conseguirmos uma educação decente”, comentaram os alunos.

Nas redes sociais, os estudantes divulgaram fotos para externar a situação atual do prédio. Eles reivindicam melhorias urgentes.

“É necessário que o Governo reforme a Escola. Não aguentamos ficar nesta situação. O que acontece com o dinheiro que deve ser usado na Educação do Estado? Nossa Escola não possui ventiladores, laboratórios de pesquisa, biblioteca, ar-condicionado, eletricidade eficiente, lousas, janelas e portas estão quebradas, não temos salas de vídeo, computadores, livros, carteiras e mesas, nem quadra poliesportiva”, ressaltaram.

OUTRO LADO – A Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) informou que o processo de licitação para reforma da Escola Estadual José de Alencar, no município de Rorainópolis, está em andamento na Comissão Setorial de Licitação na Secretaria de Infraestrutura.

“Assim que for concluído o processo, uma empresa será contratada para executar o trabalho”.

A nota ressaltou que há 12 anos a Escola não recebe nenhum serviço de reparo. “Durante a obra, os alunos serão remanejados para o prédio da UERR (Universidade Estadual de Roraima) e para a escola Antônia Tavares. A unidade atende 845 alunos, inclusive com Ensino Médio de Tempo Integral”.