Cotidiano

Estudantes participam de Maratona de Programação hoje à tarde

Em Roraima, a maratona acontece nos laboratórios do Centro Universitário Estácio da Amazônia

Estudantes de Computação e Engenharia de todo o país participam na tarde deste sábado, dia 17, da Collegiate Cup Brasil, uma competição de programação promovida pelo URI Online Judge e a Hackerearth – empresa indiana de desenvolvimento de software. Em Roraima, a maratona acontece nos laboratórios do Centro Universitário Estácio da Amazônia.

O professor Jonas Henrique Mendonça explica que durante a competição é fornecida uma lista de problemas que devem ser resolvidos. “Geralmente, problemas matemáticos e/ou de armazenamento e tratamento de dados”, esclarece. As equipes desenvolvem softwares que solucionam esses problemas. Vence a equipe que resolver mais problemas em menos tempo. Quando há empate, a vencedora é aquela que errou menos vezes. Segundo o professor, a competição será online.

A competição foi dividida em duas etapas, sendo que a primeira foi realizada no dia 27 de maio, e classificou 100 equipes para a final que acontece neste sábado. A equipe Team Code, formada por Adriano Pereira, Kassio Luz e Pedro Lobato, de Roraima, ficou em 92º, entre 487 equipes participantes.

Kassio Luz é aluno da Estácio e estagiário no Tribunal de Contas do Estado, e diz que o curso de graduação ajudou muito na competição, “sendo a base para resolver qualquer problema”. “Sem o que vimos no curso se tornaria mais custoso resolvê-los. Como experiência fica o fortalecimento do trabalho em equipe, poder competir com alunos de outras renomadas universidades do país e conseguir sair na frente e se classificar para a competição nacional. A expectativa para a final é afinar o trabalho em equipe e tentar ficar entre os 50 melhores do país”, ponderou.