Cotidiano

Estudantes são vítimas de ladrões na quadra da Praça Capitão Clóvis

Alunos da Escola Estadual Lobo D’Almada, no Centro, denunciam que estão sendo furtados na quadra Capitão Clóvis. Viciados em droga aproveitam o descuido dos jovens e pegam celulares e tênis quando eles deixam os objetos ao lado da quadra para jogar basquete. Os objetos furtados são trocados por droga na área Francisco Caetano Filho, popular Beiral, o ponto de venda de droga mais movimentado da cidade, nas imediações do Centro.

A Folha foi ontem pela manhã à praça e conversou com alunos e comerciantes. Eles confirmaram a denúncia e reclamaram da falta de policiamento naquela área do Centro. Segundo eles, os policiais militares só estariam fazendo a ronda na Avenida Jaime Brasil, ponto comercial, mas esquecem a praça e as imediações da escola.

“A gente vem pra cá jogar basquete ou futebol de salão e os ladrões atacam. Não podemos deixar tênis, celulares ou mochilas porque a qualquer descuido somos roubados. Depois, os viciados correm para o Beiral e trocam nossas coisas por droga”, relatou o estudante secundarista José Maria de Carvalho, 16 anos.

Vendedores ambulantes da praça disseram à Folha que é comum ver jovens no local usando droga, principalmente quando anoitece. Segundo os denunciantes, os viciados ficam debaixo da arquibancada consumindo entorpecente. A Folha foi lá e também constatou a denúncia. No local há inúmeros papelotes secos de droga e muitas latinhas utilizadas no consumo. “A gente pede que a Polícia passe mais por aqui”, cobrou uma vendedora.

A praça no centro comercial mais antigo da cidade já foi quase toda destruída. O piso está rachado e os alambrados foram arrancados por vândalos. Não há mais traves e as arquibancadas estão pinchadas e quebradas. Os banheiros estão cheios de infiltrações e servem como ponto de uso de droga. O forte odor incomoda quem vende comida nas imediações.

Vendedores ambulantes da Avenida Sílvio Botelho confirmaram a denúncia feita pelos colegas da Jaime Brasil e Capitão Clóvis. Segundo eles, é comum ladrões e usuários de droga desceram a rua com produtos furtados para trocarem por droga no Beiral.

“Já vi gente descer até carregando televisão. Descem com botija e aparelhos eletrônicos. O Beiral é uma feira-livre de troca-troca. Lá tudo é trocado por droga. Todo mundo sabe disso, mas ninguém toma providências”, reclamou um vendedor ambulante, que preferiu não se identificar porque, segundo ele, trabalha perto da boca de fumo e tem medo de ser ameaçado pelos traficantes.

PM – A Polícia Militar de Roraima informou ontem, por meio de nota, que por intermédio do 1º Batalhão faz policiamento ostensivo constante na área da Avenida Jaime Brasil, Rua Inácio Magalhães e nas praças próximas, como a Capitão Clóvis, Orla Taumanan e a Barreto Leite, principalmente por se tratar de um dos principais corredores comerciais e bancários da Capital, e pelo grande número de escolas nas proximidades.

Frisou que a segurança da área também conta com o apoio de viaturas do policiamento especializado. O comandante do 1º BPM, tenente-coronel José Arruda, declarou que o policiamento na área central de Boa Vista será intensificado visando maximizar a sensação de segurança do cidadão boa-vistense.

GUARDA – A Prefeitura de Boa Vista informou ontem, em nota, que já está solicitando junto ao Ministério do Turismo recursos de convênio para novas reformas e revitalizações que incluem a Praça Capitão Clóvis, além das praças do Paraviana, Aparecida, 13 de Setembro, Cabos e Soldados, dos Artistas/Pricumã, Nova Cidade e Cidade Satélite.

Frisou ainda que a Guarda Civil Municipal realiza constantemente patrulhamento em todas as praças da Capital, inclusive na Capitão Clóvis, nos horários de maior movimentação, e que está ciente da situação e reforçará o patrulhamento na área.