Cultura

Estudantes transformam tapumes em telas de arte

Ao todo, nove telas estarão em exposição por tempo indeterminado

Estudantes do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima criaram imagens nos corredores do Roraima Garden Shopping. Com imagens regionais gravadas pelas mãos do artista plástico Edinel Pereira, o projeto ‘Tapume interativo’ transforma telas brancas em pinturas em painéis com mais de quatro metros de altura.

Ao todo, nove telas estarão em exposição por tempo indeterminado e no decorrer dos dias as ações de intervenções artísticas continuarão. O projeto conta com a parceria do artista plástico Edinel Pereira com o grupo de grafiteiros “Coletivo Macu-X” e com o grupo de extensão “Arte do Campus”, representado pela professora Leila Baptaglin, da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A ideia é transformar espaços livres em grandes espaços culturais mais próximos da comunidade. O tema das pinturas é livre, porém os artistas escolheram temas regionais e Roraima foi a grande estrela das peças.

“A ideia é propor sempre a reflexão diante de nossas raízes indígenas e representá-los em espaços públicos, espaços que muitas vezes as pessoas não relacionam com a cultura indígena. A arte indígena está muito além do valor estético, ela obedece a preceitos simbólicos. Essas pinturas representam sua “identidade”, contidas nelas estão a etnia, posição e prestigio social”, contou a professora.

Outra sacada do projeto foi a diminuição do uso de banners e adesivos vinílicos, prevalecendo a responsabilidade do Roraima Garden Shopping. Ainda conforme a equipe de Marketing, outros artistas poderão fazer suas intervenções. Para isso, basta entrar em contato e enviar projetos para a administração do Shopping.