Cotidiano

Estudantes universitários podem se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil

O Fies é um programa do Governo Federal com o objetivo de conceder crédito para que estudantes universitários paguem as mensalidades de seus respectivos cursos

Nesta terça-feira, 25, o Ministério da Educação (MEC) abre as inscrições do segundo semestre de 2017 para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes universitários que desejam estudar em instituições privadas e pagar apenas ao final do curso devem realizar a inscrição até sexta-feira, 28. São 75 mil vagas ofertadas em Brasil.

O Fies é um programa do Governo Federal com o objetivo de conceder crédito para que estudantes universitários paguem as mensalidades de seus respectivos cursos. Para concorrer ao financiamento o estudante tem que ter uma renda familiar de até três salários mínimos, ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter obtido uma nota superior a 450 pontos nas provas de conhecimentos e não ter obtido nota zero na prova de redação.  A seleção é feita com base na nota final que o estudante conseguiu no exame.

A lista de instituições e os cursos ofertados por meio do programa poderão ser consultados na página eletrônica do Fies. A relação dos candidatos pré-selecionados será divulgada no dia 31, quando também será aberta a lista de espera. Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies), de 1º de agosto a 08 de  setembro.

NOVO FORMATO – A taxa de juros passou a ser de 3,4%, com período de carência de 18 meses, e o período de amortização para três. Se o curso durar quatro anos, o financiamento será dividido em 3×4, que totaliza em 12 anos para quitar o financiamento.

O Fies é a melhor opção de financiamento estudantil. Os juros são baixíssimos, cerca de 6,5% ao ano. Esse valor é o menor comparado com outros tipos de financiamentos e a principal vantagem é que o estudante só começa a pagar depois que se formar.

MUDANÇA – A partir de 2018, o novo Fundo de Financiamento Estudantil será divido em três modalidades. O programa vai garantir 310 mil vagas, sendo que 100 mil serão ofertadas para estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos a juro zero, incidindo a correção monetária. (E.S)