Política

Estudos para realização de obras na região devem ser finalizados em junho

O projeto prevê a construção de uma estrada que liga Caroebe ao município de Oriximiná, no Pará, segundo o relator da proposta, deputado Remídio Monai

A retomada do desenvolvimento do Arco Norte, iniciativa implantada na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, foi um dos temas debatidos no programa Agenda da Semana de ontem, 7, na Rádio AM Folha 1020.

Ao radialista Getúlio Cruz, o deputado federal Remídio Monai (PR) disse que os estudos que viabilizam a realização de uma série de obras na Região Norte devem ser concluídos até o final deste primeiro semestre. Recentemente, o parlamentar teve a oportunidade de integrar, na condição de relator de projetos, a equipe do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (CEDES), entidade responsável por planejar macro análises e proposições sobre o desenvolvimento econômico no País.

“O estudo do Arco Norte elaborado pela Câmara envolveu questões produtiva de alguns estados do País, em especial na Região Norte. Nesse estudo, tivemos a oportunidade de realizar algumas audiências públicas junto com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e o Ministério dos Transportes, o que resultou na efetivação de ordens de serviço de algumas obras importantes, como o derrocamento do Pedral do Lourenço, no rio Tocantins; da sinalização e dragagem do rio Madeira, que vai permitir a interligação entre as cidades de Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM); e a conclusão da BR-163 até Miritituba (PA), que deve ser finalizada logo após o período das chuvas, permitindo interligar Cuiabá (MT) a Santarém”, contou.

Entre as novidades destacadas pelo parlamentar está a construção de uma estrada interligando Caroebe, no sul do Estado, ao município de Oriximiná, abrindo a possibilidade de ampliar as relações comerciais de Roraima com os países vizinhos e o Pará. Segundo Monai, assim como outros projetos previstos no estudo do CEDES, as análises econômicas e ambientais para esta obra já possui prazo definido para ser concluído e apresentado à população.

“Apesar das questões ambientais e econômicas serem grandes entraves, até pelo período em que o País atravessa, acredito que não haverá impedimento para que as mudanças ocorram. E como grande entusiasta que sou, creio que o Arco Norte, da forma como estamos propondo, vai ampliar os horizontes de Roraima com os nossos vizinhos, fomentando o desenvolvimento de todos os setores da economia do Estado”, destacou.

Ainda segundo o parlamentar, a apresentação do projeto em Roraima, com todas as análises referentes à construção da estrada Caroebe-Oriximiná, deverá contar com a presença do titular do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA), Maurício Quintella Lessa, e do diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Valter Casemiro Silveira. A ideia é que isso ocorra no dia 08 de junho.

“A promessa feita pelo ministro diz que assim que forem finalizados os trabalhos, haverá a destinação imediata de recursos para o início do projeto de execução da estrada. A previsão é que esta visita ocorra no dia 08 de junho, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Na ocasião, ele falará de todas as ações que estão sendo feitas na Região Norte e também no restante do País. Já o diretor geral do Dnit, virá para fazer uma série de visitas nas obras que estão sendo realizadas nas estradas do Estado”, salientou.

TUCURUÍ – Outro assunto debatido durante a participação do deputado Remídio Monai no programa Agenda da Semana foi à reunião da bancada roraimense na Câmara com o Presidente da República, Michel Temer, sobre a retomada dos trabalhos da interligação do linhão de Tucuruí ao Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia elétrica.

O deputado destacou o empenho do presidente Michel Temer (PMDB) em ajudar o Estado a resolver o entrave que envolve a continuidade dos serviços, que ainda depende do aval da Fundação Nacional do Índio (Funai).  Para Monai, apesar da boa vontade, a questão não deverá ser resolvida em curto prazo, devido exoneração de seu antigo presidente, Antônio Fernandes Toninho Costa.

“O presidente Temer tem mostrado boa vontade nessa questão, mas eu não me iludo achando que isso deverá acontecer de forma imediata. Apesar do Governo Federal já ter repassado o recurso para a Conta de Consumo de Combustível da Eletronorte, para que a empresa possa executar o projeto, ainda temos que aguardar o aval da Funai. Eu imagino que o general Franklimberg Ribeiro de Freitas, que agora foi nomeado interinamente, tenha entendimento amplo sobre a realidade da região, principalmente sobre a situação de Roraima. Ele deve analisar tudo antes de entrar em um entendimento junto a Eletronorte”, pontuou.