Geral

Evento acontece neste domingo no 1º BIS

O evento consiste em uma jornada esportiva (corrida ou caminhada), sem fins competitivos, para promover a prática esportiva no âmbito das Forças Armadas e da comunidade em geral, com o objetivo de contribuir com a paz mundial.

Os amantes de corridas e caminhadas de Roraima têm encontro marcado para a manhã deste domingo, dia 18, no Quartel General da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1º BIS), para participarem da Corrida da Paz, tradicional evento que é realizado em todo mundo e que reúne militares e civis em sua 13ª edição. 

O evento consiste em uma jornada esportiva (corrida ou caminhada), sem fins competitivos, para promover a prática esportiva no âmbito das Forças Armadas e da comunidade em geral, com o objetivo de contribuir com a paz mundial.

A inscrição é grátis e a largada está prevista para as 9h no 1º BIS, localizado na Avenida Marquês de Pombal, Setor Militar Marechal Rondon, no Bairro 13 de setembro. O percurso será de 5 km com saída do QG Bda, entra no 7º BIS, interior do 12º Esq C Mec, entra e sai no 10 º GAC Sl, segue para o 1º B Log Sl, sai e retornar para o pátio de formatura do QG da Brigada, onde será a chegada. Não terá premiação, mas haverá distribuição de água no percurso e frutas no final prova.

Na sua 13ª edição, a Corrida para a Paz do Conselho Internacional do Esporte Militar (Cism day Run for Peace) será realizada, em todo mundo, no dia 18 de fevereiro. A coordenação no Brasil do evento é do Ministério da Defesa, da Comissão Desportiva Militar do Brasil. Em Boa Vista, a organização é do Exército Brasileiro, por intermédio da 1ª Brigada de Infantaria de Selva.

Este ano a intenção é ultrapassar a marca de corredores ao redor do mundo. O Brasil tem alcançado o primeiro lugar no ranking das nações participantes. Em 2017, chegou a mais de 59 mil participantes, num total de 304 Organizações Militares em 137 cidades.

O evento é realizado na data de criação do CISM que, em 2018, completa 70 anos, ou numa data próxima, para que tenha a participação do maior número de militares e esportistas pelo lema “Amizade através do esporte”. Na edição de 2017, o CISM registrou 360 mil militares, em 36 países.

HISTÓRICO – No ano de 1948, Henri Debrus, líder do esquadrão francês, fundou juntamente com militares da França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Dinamarca o “Conseil International Du Sport Militaire” (CISM), instituição cujo objetivo é promover a paz através do esporte.

Desde 2006, o Conselho celebra a comemoração do seu aniversario através do CISM Day Run (hoje CISM Day Run for Peace), uma corrida organizada pelas Forças Armadas de cada um dos 136 integrantes, nos seus respectivos países.

A Corrida para a Paz, como é chamada no Brasil, é uma confraternização esportiva, sem fins competitivos, que carrega o lema do CISM: “Amizade através do Esporte”, cujo propósito é promover a prática esportiva no âmbito das Forças Armadas e a integração com a sociedade.