Cultura

Evento arrecada alimentos para doação aos carentes

Com o intuito de arrecadar alimentos não perecíveis, nesse domingo, dia 12, a partir das 16 horas, ocorre o Carnaval Solidário, um carnaval fora de época para o público infantil embalado pela banda Confete e Serpentina.

O evento é realizado pelas instituições Amigos do Parque, Clube da Sopa e Secult (Secretaria de Estado da Cultura).

Durante o evento, os organizadores irão arrecadar alimentos não perecíveis, brinquedos e produtos de higiene que serão doados as casas de abrigo. De acordo com a advogada Ana Lucíola Franco, membro da equipe, os eventos servem para angariar recursos para as causas sociais.

“Faço parte dos dois grupos, o Amigos do Parque existe há três anos e o Clube da Sopa há um ano, nesse evento eles unem as forças para poder ajudar o próximo”, conta.

Além do carnaval solidário, o grupo realiza bazar beneficente, feijoada, e outras atividades. “Existem algumas pessoas que já contam com a nossa ajuda, incluindo pessoas que trabalham no lixão e o abrigo dos refugiados montado no ginásio do Pintolândia”, conta.

Os “Amigos do Parque” tinha como prioridade trazer vida e movimento ao Parque Anauá, que na época em que foi criado se encontrava abandonado. Amigos se reuniam para limpar, pintar e realizar eventos no local. Em seguida, veio a ideia do Clube da Sopa, que ajuda os imigrantes, mas não foi criado apenas por isso.

“Em Roraima, existem muitas pessoas que precisam da ajuda do próximo, essas ações foram criadas com esse intuito, e chegam a atender até mil pessoas.

Segundo ela, a intenção é arrecadar o máximo de produtos para serem doados. “Tem muita gente com fome, pessoas como nós e o mínimo que podemos fazer é tentar amenizar a fome, conseguir trabalho e ajudá-las a ter um mínimo de dignidade”, destacou.

A secretária de Cultura, Selma Mulinari, explicou que o evento faz parte das comemorações da Semana da Mulher. “Convidamos as mulheres para levarem seus filhos e netos. É uma ação de solidariedade onde estaremos arrecadando alimentos não perecíveis que serão doados ao Clube da Sopa e aos refugiados da Venezuela, pessoas que estão passando por momentos muito difíceis”, explicou.

O público brincará ao som da Banda Confete e Serpentina. “Convidamos as famílias para levarem os filhos para a matinê e pedimos que venham fantasiados”, disse Mulinari.

Para o cantor Joemir Guimarães, da Confete e Serpentina, cantar para as crianças é motivo de muita alegria. “Todos nós fomos crianças e, quando tocamos é um universo fantástico, tanto das crianças como dos pais”, finalizou.