Cotidiano

Evento de Psicologia abordará saúde indígena

O Sindicato de Psicologia do estado de Roraima, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia, irá realizar no próximo sábado, 26, o 2° Ciclo de Palestras: Psicologia e Suas Práticas, no auditório da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde de Roraima, no bairro São Vicente. O evento contará com uma programação voltada para temas como saúde indígena, racismo, adoção e violência contra a mulher.

Segundo a presidente do Sindicato dos Psicólogos de Roraima e organizadora da programação, Bianca Magalhães, houve uma grande demanda por parte de profissionais da categoria por temáticas relacionadas ao exercício da profissão em áreas indígenas. “Essa é uma área bastante requisitada por profissionais aqui no Estado, por ser algo que requer um cuidado diferente daquele que estamos acostumados na psicologia e ter pouca divulgação”, relatou.

O objetivo do evento é a arrecadação de fundos para dar continuidade a formalização do Sindicato, que, apesar de ter sido criado em maio de 2016, ainda não foi oficializado em documentação devido ao alto custo financeiro do processo. Sobre o esforço de formar o órgão, Bianca contou: “Estamos há um ano e meio arrecadando dinheiro através de eventos para conseguirmos formalizar o sindicato, com a criação do nosso CNPJ e autenticação de documentos. Com essa realização de palestras, esperamos conseguir a ajuda necessária para podermos criar um órgão que ajude e unifique a classe de psicólogos no estado de Roraima”.

As inscrições são abertas para o público e podem ser feitas na Clínica Climepsi, na Rua Quintino Level, atrás do Grupo Baiano da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, com o porte da carteira de identidade e o valor simbólico de R$ 20.

A programação começa às 08h45 com a palestra da psicóloga especializada em saúde indígena, Edilaise Vieira. Seguido pela especialista em relações étnico-raciais, Claudia Valverde, em uma palestra com o tema ‘Racismo, o que a psicologia tem a ver com isso?’ e da especialista em Psicopedagogia Raiza Gomes, que abordará o tema ‘Psicologia e Equoterapia’. Na programação da tarde, a partir das 14h, a psicóloga Clara Moura abordará o tema adoção, seguida por Mariana Pessoa, que realizará a palestra tratando do tema ‘Violência Contra a Mulher’. O psicólogo Rodrigo Scalabrin, mestrando em Saúde pela UFRR, falará sobre ‘Saúde Mental de povos indígenas dialogando com os direitos humanos’. O encerramento será feito pela psicóloga Leiliane Costa, com o tema ‘Síndrome de Estocolmo’. (P.B)