Cotidiano

Evento debate segurança pública e situação dos presídios do Estado

Agentes de segurança pública, comunidade em geral e acadêmicos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) participaram ontem da palestra “Segurança Pública, Sistema Prisional, Justiça e Pena Alternativa”, realizada no Auditório Alexandre Borges daquela instituição de ensino superior. O objetivo foi discutir a problemática da segurança e situação dos presídios em Roraima.

A palestra iniciou às 18h e foi ministrada pelo membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Almir de Oliveira Júnior, que também é técnico e pesquisador há mais de 20 anos em segurança pública do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O evento foi realizado pelo Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania da UFRR até 21h e foi motivado diante dos últimos acontecimentos no sistema prisional do Estado, que envolvem rebeliões, fugas, mortes e outros problemas.

Policiais civis, militares, guardas municipais, policiais federais e rodoviários federais, acadêmicos, comunidade em geral, agentes carcerários e penitenciários puderam discutir o tema por meio de mesas-redondas com debates e discussões. A coordenadora do Curso de Especialização Segurança Pública e Cidadania, Geyza Pimentel, informou que é importante discutir o tema por ser uma situação presente no dia a dia das pessoas.

“Nós pretendemos que esses debates sejam mais frequentes tanto na Universidade como na sociedade como um todo sobre o atual sistema de segurança e penitenciário do Estado. Como isso, impacta em nossas vidas”, comentou ao complementar que o palestrante ministrará também aulas no curso de Especialização.

Geyza informou que o curso de especialização e a palestra são financiados pelo Ministério da Justiça (MJ) e pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), com a capacitação de agentes por um período de dois anos. (A.D).