Cotidiano

Evento discutirá formas de aumentar produção de soja em Roraima

A ocasião acontecerá no Auditório da Embrapa Roraima, localizado na Avenida Brasil, bairro Pricumã, nos dias 21 e 22 de março.

Com o objetivo de apresentar os avanços mais recentes sobre a cadeia produtiva da soja em Roraima e discutir alternativas para aumentar a produtividade do grão na Região, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promoverá, de 21 e 22 de março (quarta e quinta-feira), a Quinta Reunião de Tecnologias para a Cultura da Soja no Cerrado de Roraima.

O evento acontecerá no Auditório da Embrapa Roraima, localizado BR 174 , km 8, Distrito Industrial, das 8h30 às 17h.

A programação da reunião contará com a participação de pesquisadores na àrea da soja e palestras sobre os temas: Manejo do solo para produção de soja; Novas cultivares para Roraima; Soja e a safrinha do boi; Impacto econômico da produção do grão no Estado, além de painel para discussão das alternativas para aumento da produtividade.

Para o organizador do evento e pesquisador da Embrapa, Vicente Gianluppi, os cerrados de Roraima vêm despontando como fronteira brasileira para a produção do grão, com demonstrações de enorme potencial para seu cultivo.

“Em 2013 se cultivava quase que exclusivamente a variedade da Embrapa BRS Tracajá. Hoje, cinco anos depois, além da Tracajá, temos mais quinze cultivares recomendadas para Roraima, todas com alto potencial genético de produtividade, resistentes às principais doenças e adaptadas às condições edafoclimáticas do Estado”, cometou.

O evento tem como parceiros a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (Faerr), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RR) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Sojicultura  em  Roraima

No ano de 2017 foram semeados no estado aproximadamente 32 mil hectares de soja convencional, com colheita de três toneladas por hectare, uma produtividade dentro da média brasileira.

Para 2018, a estimativa é que amplie em 13,6 %, a área semeada. A grande parte da soja produzida foi vendida para o mercado externo, via Porto de Itacoatiara, no Pará.

Além do potencial produtivo das sementes, outras vantagens para o plantio da cultura e investimento em Roraima, que serão apontadas no evento, são: disponibilidade de mais de um milhão de hectares de cerrado de fácil mecanização; logística de transporte; e proximidade do mercado externo.